sábado, 15 de junho de 2013

História no Ensino Fundamental

ACADÊMICAS: CAROLINA TEIXEIRA
GEZIANE NEVES HERTZOG
JÉSSICA QUINTANILHA
LEDIANA ROCHA
ROSÂNGELA


HISTÓRIA
Até o começo dos anos 80, ensinava-se História principalmente com o objetivo de criar uma identidade nacional no aluno. Mas, muitas vezes a “identidade” deixava mais dúvidas do que identificações. Ou seja, independentemente de nossa cor, éramos todos descendentes de portugueses. Pouco se falava das centenas de grupos indígenas que viviam no Brasil. Já os negros, que foram muito mais numerosos do que os brancos, as informações eram mínimas.
O ensino tradicional preocupava-se em decorar as datas e nomes. Longe da realidade e sem utilidade visível, a disciplina tornava-se um assunto chato que existia apenas em livros velhos, fotos amareladas e na poeira dos museus. Mas a História mudou, graças a fatores como a expansão escolar, que trouxe um público culturalmente diversificado aos estabelecimentos de ensino, aumento do acesso dos estudantes às informações e uma nova visão pedagógica, que considera os alunos como participantes ativos em construção do conhecimento. O que se busca agora é desenvolver a consciência humana, algo que será alcançado estabelecendo-se relações entre identidades individuais, sociais e coletivas e relacionando-se o particular e o geral, construindo as noções de diferenças e semelhanças e de continuidade e permanência.

OBJETIVOS
Identificação do grupo de convívio e suas relações.
Localização acontecimentos no tempo, para compreender fatos presentes e passados.
Conhecer diferentes grupos sociais e suas manifestações culturais.
Reconhecer mudanças e permanência nas vivencias humanas.
Questionar sua realidade, refletindo sobre os problemas e soluções.
Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade.
Produzir textos de conteúdos históricos, através de pesquisas.


OS CONTEÚDOS E COMO DEVEM SER TRABALHADOS EM CADA CICLO

1º CICLO (EQUIVALENTE AS DUAS PRIMEIRAS SÉRIES OU ANOS)
HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO: Ao propor esse estudo o professor estará fazendo com que o aluno amplie sua capacidade de observação do mundo que o rodeia e diversifique suas relações. O aluno terá mais facilidade em compreender a História se começar a abordá-la pelo tempo presente. Ele pode ver o mundo de hoje e diferenciá-lo de outros tempos por meio de objetos antigos que são o testemunho de outras formas de vida. Da mesma maneira, será mais prazeroso aprender com jogos, músicas, brincadeiras ou gravuras antigas nos quais poderá identificar vestígios de outros tempos que ainda permanecem entre nós.
O conhecimento sobre os costumes de outros grupos sociais, como os indígenas, revelará a existência de diferentes formas de relações sociais.

2º CICLO (3ª e 4ª série ou ano)
HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES POPULACIONAIS: Chegando ao segundo ciclo com essas noções básicas, o aluno estará pronto para começar a estudar a História das Organizações Populacionais. Aí, será o momento de ele compreender que a História também é feita de intercâmbios humanos, sociais, econômicos, políticos, culturais e artísticos. Essas noções podem ser transmitidas à turma ao estudar procedência geográfica e cultural de suas famílias e as histórias que aconteceram quando se deslocaram de um lugar para o outro.
O professor também pode introduzir o estudo dos grupos e classes sociais que lutam ou lutaram por direitos ao longo do tempo e também de como foram se constituindo os centros políticos administrativos brasileiros.

CONCEITOS A SEREM TRABALHADOS

FATO HISTÓRICO: São aqueles que estão relacionados aos eventos políticos, às festas cívicas e às ações de heróis nacionais, fatos esses de modo isolado do contexto histórico em que viveram os personagens e dos movimentos de que participaram. Também, em outra concepção de ensino os fatos podem ser entendidos como ações humanas significativas, escolhidas por professores e alunos, para análises de determinados momentos históricos.

SUJEITO HISTÓRICO: São personagens como Tiradentes, Getúlio Vargas, reis, escravos, soldados, patrões ou trabalhadores que foram fundamentais em determinado tempo histórico para o desenrolar de um fato histórico. O professor não deve limitar-se a ensinar aos alunos os nomes e feitos de personalidades, mas mostra-las no contexto em que sua ação ganhou significado.

TEMPO HISTÓRICO: Pode ser apreendido a partir de vivencias pessoal, pela intuição, como no caso do tempo biológico (crescimento, envelhecimento) e do tempo psicológico interno dos indivíduos (ideia de sucessão, de mudança). E precisa ser compreendido, também, como um objeto de cultura, um objeto social construído pelos povos, como no caso do tempo cronológico (sucessão de dias e noites, de meses e séculos).
O tempo histórico compreendido nessa complexidade utiliza o tempo cronológico, mas também o transforma à sua maneira. Isto é, utiliza o calendário, que possibilita especificar o lugar dos momentos históricos na sucessão do tempo, mas procura trabalhar também com a ideia de diferentes níveis e ritmos de durações temporais.



ATIVIDADES

1 A imagem da criança ontem e hoje. O que mudou na infância?


BRINQUEDOS




ROUPAS







O QUE É ERRADO? COMO DEVE SER? BRINCADEIRAS, DEVERES, DIREITOS...COMO É A INFÂNCIA DOS ALUNOS?





2 QUAL A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS?
No Brasil, a data surgiu por força de lei. Foi criada em 1924, a partir de uma proposta do deputado Galdino do Valle Filho, e oficializada pelo então presidente Arthur Bernardes, que governou o Brasil entre 1922 e 1926. Por quase quatro décadas, entretanto, a data passou meio despercebida, como tantas outras comemorações propostas pelo Legislativo.
A situação mudou a partir de 1960, quando a empresa Johnson Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para lançar a promoção "Semana do Bebê Robusto", aproveitando a comemoração já existente para alavancar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi um sucesso. Outros varejistas aproveitaram a onda e a ação, rebatizada nos anos seguintes de "Semana da Criança", se tornou uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro.
O dia 12, porém, não é uma data universal. O dia das crianças é comemorado em mais de 100 países em momentos variados. O mais próximo de uma data "mundial" é o Dia Universal das Crianças, celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a aprovação, em 1959, da Declaração Universal dos Direitos da Criança.


3 QUAIS AS OUTRAS DATAS IMPORTANTES NO CALENDÁRIO?

BRINCADEIRAS INDIGENAS E DE ORIGEM AFRICANA





4 O TEMPO NA INFÂNCIA...PASSADO, PRESENTE E FUTURO..






Escrever um diário...
Construindo uma linha do tempo. Iniciando em seu nascimento, até os dias atuais...
O que esperar do futuro:
Filhos, família, profissão...
Conter fotos, documentos...


5 OBSERVAR FOTOS ANTIGAS DE LUGARES CONHECIDO, E FAZER COMPARAÇÃO COM FOTOS ATUAIS.
FAZER ISSO COM AS FOTOS DOS ALUNOS;
PARENTES;
SUA CASA;
ESCOLA;


REFERÊNCIAS

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. HISTÓRIA E GEOGRAFIA. 2. Ed.- Rio de Janeiro: DP&A, 2000.





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