ACADÊMICAS: CAROLINA TEIXEIRA
GEZIANE NEVES HERTZOG
JÉSSICA QUINTANILHA
LEDIANA ROCHA
ROSÂNGELA
HISTÓRIA
Até
o começo dos anos 80, ensinava-se História principalmente com o objetivo de
criar uma identidade nacional no aluno. Mas, muitas vezes a “identidade”
deixava mais dúvidas do que identificações. Ou seja, independentemente de nossa
cor, éramos todos descendentes de portugueses. Pouco se falava das centenas de
grupos indígenas que viviam no Brasil. Já os negros, que foram muito mais
numerosos do que os brancos, as informações eram mínimas.
O
ensino tradicional preocupava-se em decorar as datas e nomes. Longe da
realidade e sem utilidade visível, a disciplina tornava-se um assunto chato que
existia apenas em livros velhos, fotos amareladas e na poeira dos museus. Mas a
História mudou, graças a fatores como a expansão escolar, que trouxe um público
culturalmente diversificado aos estabelecimentos de ensino, aumento do acesso
dos estudantes às informações e uma nova visão pedagógica, que considera os
alunos como participantes ativos em construção do conhecimento. O que se busca
agora é desenvolver a consciência humana, algo que será alcançado
estabelecendo-se relações entre identidades individuais, sociais e coletivas e
relacionando-se o particular e o geral, construindo as noções de diferenças e
semelhanças e de continuidade e permanência.
OBJETIVOS
Identificação
do grupo de convívio e suas relações.
Localização
acontecimentos no tempo, para compreender fatos presentes e passados.
Conhecer
diferentes grupos sociais e suas manifestações culturais.
Reconhecer
mudanças e permanência nas vivencias humanas.
Questionar
sua realidade, refletindo sobre os problemas e soluções.
Valorizar
o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade.
Produzir
textos de conteúdos históricos, através de pesquisas.
OS
CONTEÚDOS E COMO DEVEM SER TRABALHADOS EM CADA CICLO
1º
CICLO (EQUIVALENTE AS DUAS PRIMEIRAS SÉRIES OU ANOS)
HISTÓRIA
LOCAL E DO COTIDIANO: Ao propor esse estudo o professor estará
fazendo com que o aluno amplie sua capacidade de observação do mundo que o rodeia
e diversifique suas relações. O aluno terá mais facilidade em compreender a
História se começar a abordá-la pelo tempo presente. Ele pode ver o mundo de
hoje e diferenciá-lo de outros tempos por meio de objetos antigos que são o
testemunho de outras formas de vida. Da mesma maneira, será mais prazeroso
aprender com jogos, músicas, brincadeiras ou gravuras antigas nos quais poderá
identificar vestígios de outros tempos que ainda permanecem entre nós.
O
conhecimento sobre os costumes de outros grupos sociais, como os indígenas,
revelará a existência de diferentes formas de relações sociais.
2º
CICLO (3ª e 4ª série ou ano)
HISTÓRIA
DAS ORGANIZAÇÕES POPULACIONAIS: Chegando ao segundo ciclo
com essas noções básicas, o aluno estará pronto para começar a estudar a
História das Organizações Populacionais. Aí, será o momento de ele compreender
que a História também é feita de intercâmbios humanos, sociais, econômicos,
políticos, culturais e artísticos. Essas noções podem ser transmitidas à turma
ao estudar procedência geográfica e cultural de suas famílias e as histórias
que aconteceram quando se deslocaram de um lugar para o outro.
O
professor também pode introduzir o estudo dos grupos e classes sociais que
lutam ou lutaram por direitos ao longo do tempo e também de como foram se
constituindo os centros políticos administrativos brasileiros.
CONCEITOS
A SEREM TRABALHADOS
FATO
HISTÓRICO: São aqueles que estão relacionados aos
eventos políticos, às festas cívicas e às ações de heróis nacionais, fatos
esses de modo isolado do contexto histórico em que viveram os personagens e dos
movimentos de que participaram. Também, em outra concepção de ensino os fatos
podem ser entendidos como ações humanas significativas, escolhidas por
professores e alunos, para análises de determinados momentos históricos.
SUJEITO
HISTÓRICO: São personagens como Tiradentes, Getúlio
Vargas, reis, escravos, soldados, patrões ou trabalhadores que foram
fundamentais em determinado tempo histórico para o desenrolar de um fato
histórico. O professor não deve limitar-se a ensinar aos alunos os nomes e feitos
de personalidades, mas mostra-las no contexto em que sua ação ganhou
significado.
TEMPO
HISTÓRICO: Pode ser apreendido a partir de vivencias
pessoal, pela intuição, como no caso do tempo biológico (crescimento,
envelhecimento) e do tempo psicológico interno dos indivíduos (ideia de
sucessão, de mudança). E precisa ser compreendido, também, como um objeto de
cultura, um objeto social construído pelos povos, como no caso do tempo
cronológico (sucessão de dias e noites, de meses e séculos).
O tempo histórico compreendido
nessa complexidade utiliza o tempo cronológico, mas também o transforma à sua
maneira. Isto é, utiliza o calendário, que possibilita especificar o lugar dos
momentos históricos na sucessão do tempo, mas procura trabalhar também com a
ideia de diferentes níveis e ritmos de durações temporais.
ATIVIDADES
1 A
imagem da criança ontem e hoje. O que mudou na infância?
BRINQUEDOS
ROUPAS
O
QUE É ERRADO? COMO DEVE SER? BRINCADEIRAS, DEVERES, DIREITOS...COMO É A
INFÂNCIA DOS ALUNOS?
2
QUAL A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS?
No Brasil, a data surgiu por
força de lei. Foi criada em 1924, a partir de uma proposta do
deputado Galdino do Valle Filho, e oficializada pelo então presidente Arthur
Bernardes, que governou o Brasil entre 1922 e 1926. Por quase quatro
décadas, entretanto, a data passou meio despercebida, como tantas outras
comemorações propostas pelo Legislativo.
A situação mudou a partir de 1960, quando a empresa Johnson Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para lançar a promoção "Semana do Bebê Robusto", aproveitando a comemoração já existente para alavancar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi um sucesso. Outros varejistas aproveitaram a onda e a ação, rebatizada nos anos seguintes de "Semana da Criança", se tornou uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro.
O dia 12, porém, não é uma data universal. O dia das crianças é comemorado em mais de 100 países em momentos variados. O mais próximo de uma data "mundial" é o Dia Universal das Crianças, celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a aprovação, em 1959, da Declaração Universal dos Direitos da Criança.
A situação mudou a partir de 1960, quando a empresa Johnson Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para lançar a promoção "Semana do Bebê Robusto", aproveitando a comemoração já existente para alavancar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi um sucesso. Outros varejistas aproveitaram a onda e a ação, rebatizada nos anos seguintes de "Semana da Criança", se tornou uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro.
O dia 12, porém, não é uma data universal. O dia das crianças é comemorado em mais de 100 países em momentos variados. O mais próximo de uma data "mundial" é o Dia Universal das Crianças, celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a aprovação, em 1959, da Declaração Universal dos Direitos da Criança.
3
QUAIS AS OUTRAS DATAS IMPORTANTES NO CALENDÁRIO?
BRINCADEIRAS INDIGENAS E DE
ORIGEM AFRICANA
4 O TEMPO NA INFÂNCIA...PASSADO,
PRESENTE E FUTURO..
Escrever um diário...
Construindo uma linha do tempo. Iniciando em seu nascimento, até os dias atuais...
O que esperar do futuro:
Filhos, família, profissão...
Conter fotos, documentos...
Construindo uma linha do tempo. Iniciando em seu nascimento, até os dias atuais...
O que esperar do futuro:
Filhos, família, profissão...
Conter fotos, documentos...
5
OBSERVAR FOTOS ANTIGAS DE LUGARES CONHECIDO, E FAZER COMPARAÇÃO COM FOTOS
ATUAIS.
FAZER ISSO COM AS FOTOS DOS ALUNOS;
PARENTES;
SUA CASA;
ESCOLA;
FAZER ISSO COM AS FOTOS DOS ALUNOS;
PARENTES;
SUA CASA;
ESCOLA;
REFERÊNCIAS
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA. 2. Ed.- Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
Acessado em 06.06.2013:
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/indice-fundamental-1.shtml?ensino-fundamental-1.historia
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/indice-fundamental-1.shtml?ensino-fundamental-1.historia
Nenhum comentário:
Postar um comentário