Claudia Santos, Daniela Arboite, Francieli Medeiros, Magnólia Queirós
A partir na criação dos PCN’s e das políticas
publicas que modificavam a educação brasileira, a geografia também
tem seu papel ampliado na escola. Tanto nos anos iniciais como na
Educação Infantil, a geografia torna-se significativa, pois passa a considerar todo contexto do nível educacional que o educando
encontra-se.
Neste sentido é fundamental que as práticas
pedagógicas estejam voltadas para leitura de mundo, pois vivemos em
sociedade e muito mais do quer ler letras é preciso que os alunos
aprendam desde sempre a exercitar a cidadania.
Não se espera que uma criança de sete anos possa
compreender toda a complexidade das relações do mundo com o seu
lugar de convívio e vice-versa. No entanto, privá-las de
estabelecer hipóteses, observar, descrever, representar e construir
suas explicações é uma prática que não condiz mais com o mundo
atual e uma Educação voltada para a cidadania. (Straforini, 2001,
p. 56-57)
LER O MUNDO:
Ler o espaço é uma das maneiras de ler o mundo. É
importante destacar que a geografia não se limita a leitura
cartográfica (de mapas), até porque esta pode ter distorções
devido as projeções, isso não quer dizer que não se deve ler
mapas com as crianças, mas que deve-se ir além disso e instigar nas
crianças um olhar questionador/ crítico sobre os problemas sociais
do espaço onde vivem (sala de aula, escola, bairro, cidade e etc),
isto é, leitura de mundo, construída dia a dia. O professor deve
levar os alunos a pensar nos limites que nos são impostos, tanto no
âmbito da natureza como social.
LUGAR DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS
No
primeiro ciclo
Os alunos devem ser capazes de identificar, em seu
cotidiano, manifestações da relação entre sociedade e natureza.
As crianças devem saber comparar as características da paisagem
local com as de outros lugares. Ler, interpretar e representar o
espaço usando mapas simples.
No
segundo ciclo
Os estudantes devem saber explicar como acontece a
interação entre as regiões urbanas e rurais no Brasil, utilizando
a comparação de elementos sociais e naturais que as compõem. Os
alunos devem conseguir distinguir as semelhanças e as diferenças
entre os modos devida nas cidades e no campo.
Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da
comunicação e dos transportes para as sociedades urbanas e rurais.
Fazer relações entre as ações da sociedade e suas decorrências
para o meio ambiente.Observar, descrever, explicar e comparar
paisagens urbanas e rurais. No segundo ciclo, os alunos devem estar
aptos a observar, descrever, explicar, comparar e representar
paisagens urbanas e rurais. Esses são os requisitos para a
interpretação de imagens e de paisagens. No entanto, eles devem
saber que essa primeira leitura pode ser questionada, comparada e
enriquecida com pesquisas feitas posteriormente.
BLOCOS TEMÁTICOS DO PCN:
Os Pcn's indicam alguns assuntos como blocos temáticos
à serem trabalhados.
Tudo é natureza:
Esse tema visa incentivar a criança a observar a
natureza contida em seu dia a dia. Pretende também que a criança
pesquisem sobre os hábitos de consumo de cada cultura e sua
influencia sobre a natureza.
Conservando o Ambiente:
Nesse bloco o professor deve focar nas diversas
relações humanos/ natureza. (Energias
renováveis, Saneamento.)
Transformando a Natureza:
Esse bloco fala sobre as
diferentes paisagens contidas em cada espaço e em cada época,
relatando sobre as mudanças enfrentadas pela natureza frente à
abordagem humana. Fala também sobre os grupos sociais – índios,
imigrantes, etc. - e sua relação com a natureza.
O lugar e a paisagem:
Nesse bloco o professor deve
considerar a realidade do aluno, bem como seus tipos de moradia.
Dessa forma pode-se abordar questões sociais e também as regras
locais e porque elas foram estabelecidas de tal maneira.
Sugestão de assuntos
-
Qualidade de vida;
|
- Sistema
Solar;
|
-
Desperdício de alimentos;
|
-
Locomoção;
|
- Impacto
Ambiental;
|
- Leitura
e interpretação de mapas e escalas;
|
-
Moradias;
|
- Mudanças
climáticas;
|
- O que
você vê, o que você não vê?;
|
-
Culturas;
|
- Pecuária
e Agropecuária;
|
- A casa,
a escola, a rua, o bairro (a que grupo pertenço?);
|
- Etnias;
|
-
Paisagens diferentes;
|
Podemos
utilizar esses e outros assuntos para produzir boas aulas para nossos
alunos. Cabe a nós tornar a geografia um assunto interessante e
importante aos alunos.
Atividades
* Barômetro
Barômetro
ou barómetro é um instrumento utilizado para medir a
pressão atmosférica que auxilia bastante na previsão
do tempo. Vamos agora ensinar como fazer um barômetro caseiro
para monitorar a pressão atmosférica onde
mora!
Material:
- 1 copo de vidro (preferencialmente um vidro de maionese);
- 1 bexiga (balão);
- 1 elástico de escritório;
- 1 palito de picolé ou canudo de refresco/refrigerante;
- cola;
- tesoura.
Material:
- 1 copo de vidro (preferencialmente um vidro de maionese);
- 1 bexiga (balão);
- 1 elástico de escritório;
- 1 palito de picolé ou canudo de refresco/refrigerante;
- cola;
- tesoura.
Observação
importante:
Preferencialmente faça o seu barômetro quando o céu
estiver ligeiramente nublado (poucas variações de
nuvens).
Como proceder?
Com a tesoura, corte a metade debaixo da bexiga e com a parte de cima vede a boca do copo de vidro. O copo terá que ficar totalmente fechado! Com a gominha de escritório (elástico), enrole na boca do copo para que fique bem presa e não vaze ar. Se quiser colar a bexiga no copo para que a vedação aumente, ótimo!
Bem, agora temos um copo com a boca vedada pela bexiga. Coloque um pingo de cola na ponta do palito de picolé (ou canudo) e o cole no centro da bexiga (no centro do copo) de forma que a outra ponta do palito (ou canudo) fique para fora do copo! Coloque um peso em cima para esperar a secagem. Uma tira de lata (opcional), presa ao vidro com fita adesiva, servirá de escala
Como
usar:
Ao diminuir a pressão atmosférica ambiente, o ar aprisionado no interior do copo, por ter pressão maior, forçará a membrana do balão para fora — a ponta de fora do palito ou canudo vai abaixar (baixa pressão, tempo ruim).
Ao aumentar a pressão atmosférica ambiente, a membrana do balão se ‘abaulará’ para dentro — a ponta do palito ou canudo vai subir (alta pressão, tempo bom).
Ao diminuir a pressão atmosférica ambiente, o ar aprisionado no interior do copo, por ter pressão maior, forçará a membrana do balão para fora — a ponta de fora do palito ou canudo vai abaixar (baixa pressão, tempo ruim).
Ao aumentar a pressão atmosférica ambiente, a membrana do balão se ‘abaulará’ para dentro — a ponta do palito ou canudo vai subir (alta pressão, tempo bom).
Observação
adicional:
Esse barômetro não deve ser utilizado como referência
principal, pois para se realizar previsões do tempo, além
de contarmos com barômetro profissional e devidamente
calibrado, contamos também com outras referências
adicionais. Um outro motivo é que esse barômetro caseiro
é sensível à temperatura, o que o torna pouco
preciso quando há grande variação de
temperatura.
* Leitura
e construção de Mapas
Tirar
fotos de um mesmo lugar em diferentes ângulos. Fazer a
representação do lugar em forma de desenhos. E em
seguida construir maquetes a partir dos desenhos.
Partindo
daí a construção do mapa como mostrado nas
fotos.
Referências
BRASIL. Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais: geografia/ Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
STRAFORINI, R. Ensinar
geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade mundo.
São Paulo: Anablume, 2004.
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