quarta-feira, 26 de junho de 2013

GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS

Claudia Santos, Daniela Arboite, Francieli Medeiros, Magnólia Queirós

A partir na criação dos PCN’s e das políticas publicas que modificavam a educação brasileira, a geografia também tem seu papel ampliado na escola. Tanto nos anos iniciais como na Educação Infantil, a geografia torna-se significativa, pois passa a  considerar todo contexto do nível educacional que o educando encontra-se.
Neste sentido é fundamental que as práticas pedagógicas estejam voltadas para leitura de mundo, pois vivemos em sociedade e muito mais do quer ler letras é preciso que os alunos aprendam desde sempre a exercitar a cidadania.

Não se espera que uma criança de sete anos possa compreender toda a complexidade das relações do mundo com o seu lugar de convívio e vice-versa. No entanto, privá-las de estabelecer hipóteses, observar, descrever, representar e construir suas explicações é uma prática que não condiz mais com o mundo atual e uma Educação voltada para a cidadania. (Straforini, 2001, p. 56-57)

LER O MUNDO:
Ler o espaço é uma das maneiras de ler o mundo. É importante destacar que a geografia não se limita a leitura cartográfica (de mapas), até porque esta pode ter distorções devido as projeções, isso não quer dizer que não se deve ler mapas com as crianças, mas que deve-se ir além disso e instigar nas crianças um olhar questionador/ crítico sobre os problemas sociais do espaço onde vivem (sala de aula, escola, bairro, cidade e etc), isto é, leitura de mundo, construída dia a dia. O professor deve levar os alunos a pensar nos limites que nos são impostos, tanto no âmbito da natureza como social.



LUGAR DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS


No primeiro ciclo
Os alunos devem ser capazes de identificar, em seu cotidiano, manifestações da relação entre sociedade e natureza. As crianças devem saber comparar as características da paisagem local com as de outros lugares. Ler, interpretar e representar o espaço usando mapas simples.

No segundo ciclo

Os estudantes devem saber explicar como acontece a interação entre as regiões urbanas e rurais no Brasil, utilizando a comparação de elementos sociais e naturais que as compõem. Os alunos devem conseguir distinguir as semelhanças e as diferenças entre os modos devida nas cidades e no campo.
Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes para as sociedades urbanas e rurais. Fazer relações entre as ações da sociedade e suas decorrências para o meio ambiente.Observar, descrever, explicar e comparar paisagens urbanas e rurais. No segundo ciclo, os alunos devem estar aptos a observar, descrever, explicar, comparar e representar paisagens urbanas e rurais. Esses são os requisitos para a interpretação de imagens e de paisagens. No entanto, eles devem saber que essa primeira leitura pode ser questionada, comparada e enriquecida com pesquisas feitas posteriormente.


BLOCOS TEMÁTICOS DO PCN:


Os Pcn's indicam alguns assuntos como blocos temáticos à serem trabalhados.



Tudo é natureza:

Esse tema visa incentivar a criança a observar a natureza contida em seu dia a dia. Pretende também que a criança pesquisem sobre os hábitos de consumo de cada cultura e sua influencia sobre a natureza.


Conservando o Ambiente:

Nesse bloco o professor deve focar nas diversas relações humanos/ natureza. (Energias renováveis, Saneamento.)


Transformando a Natureza:

Esse bloco fala sobre as diferentes paisagens contidas em cada espaço e em cada época, relatando sobre as mudanças enfrentadas pela natureza frente à abordagem humana. Fala também sobre os grupos sociais – índios, imigrantes, etc. - e sua relação com a natureza.


O lugar e a paisagem:

Nesse bloco o professor deve considerar a realidade do aluno, bem como seus tipos de moradia. Dessa forma pode-se abordar questões sociais e também as regras locais e porque elas foram estabelecidas de tal maneira.



Sugestão de assuntos

- Qualidade de vida;
- Sistema Solar;
- Desperdício de alimentos;
- Locomoção;
- Impacto Ambiental;
- Leitura e interpretação de mapas e escalas;
- Moradias;
- Mudanças climáticas;
- O que você vê, o que você não vê?;
- Culturas;
- Pecuária e Agropecuária;
- A casa, a escola, a rua, o bairro (a que grupo pertenço?);
- Etnias;
- Paisagens diferentes;


Podemos utilizar esses e outros assuntos para produzir boas aulas para nossos alunos. Cabe a nós tornar a geografia um assunto interessante e importante aos alunos.



Atividades
* Barômetro
Barômetro ou barómetro é um instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica que auxilia bastante na previsão do tempo. Vamos agora ensinar como fazer um barômetro caseiro para monitorar a pressão atmosférica onde mora!
Material:
- 1 copo de vidro (preferencialmente um vidro de maionese);
- 1 bexiga (balão);
- 1 elástico de escritório;
- 1 palito de picolé ou canudo de refresco/refrigerante;
- cola;
- tesoura.
Observação importante: Preferencialmente faça o seu barômetro quando o céu estiver ligeiramente nublado (poucas variações de nuvens).

Como proceder?
Com a tesoura, corte a metade debaixo da bexiga e com a parte de cima vede a boca do copo de vidro. O copo terá que ficar totalmente fechado! Com a gominha de escritório (elástico), enrole na boca do copo para que fique bem presa e não vaze ar. Se quiser colar a bexiga no copo para que a vedação aumente, ótimo!

Bem, agora temos um copo com a boca vedada pela bexiga. Coloque um pingo de cola na ponta do palito de picolé (ou canudo) e o cole no centro da bexiga (no centro do copo) de forma que a outra ponta do palito (ou canudo) fique para fora do copo! Coloque um peso em cima para esperar a secagem. Uma tira de lata (opcional), presa ao vidro com fita adesiva, servirá de escala 
Como usar:
Ao diminuir a pressão atmosférica ambiente, o ar aprisionado no interior do copo, por ter pressão maior, forçará a membrana do balão para fora — a ponta de fora do palito ou canudo vai abaixar (baixa pressão, tempo ruim).

Ao aumentar a pressão atmosférica ambiente, a membrana do balão se ‘abaulará’ para dentro — a ponta do palito ou canudo vai subir (alta pressão, tempo bom).
Observação adicional: Esse barômetro não deve ser utilizado como referência principal, pois para se realizar previsões do tempo, além de contarmos com barômetro profissional e devidamente calibrado, contamos também com outras referências adicionais. Um outro motivo é que esse barômetro caseiro é sensível à temperatura, o que o torna pouco preciso quando há grande variação de temperatura.

* Leitura e construção de Mapas

Tirar fotos de um mesmo lugar em diferentes ângulos. Fazer a representação do lugar em forma de desenhos. E em seguida construir maquetes a partir dos desenhos.
Partindo daí a construção do mapa como mostrado nas fotos.


Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
STRAFORINI, R. Ensinar geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade mundo. São Paulo: Anablume, 2004.




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