ACADÊMICAS
ANA
CAROLINE
IRACELI
JÉSSICA CARDOSO
THAIS
UM POUCO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA...
Há mais de 10.000 anos, no Oriente Médio, o aumento da população e a escassez de comida levaram o homem a desenvolver formas mais elaboradas de atividades humanas.
No momento em que a reserva de alimentos passaram a existir para suprir as necessidades da população que aumentava, iniciou-se primitivamente, uma modalidade de comercio baseada em trocas. Assim nasceu a contagem.
A agricultura por exemplo, passou a exigir o conhecimento do tempo, das estações do ano , das fases da lua. Foi preciso a sucessão dos dias e das noites para que surgissem os primeiros calendários. A necessidade de contar surgiu então,quando o sentido numérico não era mais suficiente, pois somente funcionava para perceber pequenas quantidades.
CONCEITO DA MATEMÁTICA
A matemática tem uma significativa herança cultural, sendo um modo de compreender um conjunto de conhecimentos específicos. No meio em que vivemos, ela está presente nas mais diversas ações cotidianas e nas diferentes áreas do conhecimento.
Ensinar matemática é promover o desenvolvimento da competência matemática e com ela contribuir para a formação de cidadãos críticos, capazes de participar e atuar solidariamente no mundo em que vive.
Ter predisposição para raciocinar matematicamente, fazer estimativas e verificar resultados obtidos, usar a matemática e relacioná-la a outras áreas do conhecimento e do dia a dia, percebendo sua utilidade são competências que os alunos só desenvolverão se lhes forem oportunizadas experiencias de aprendizagem ricas, significativas, variadas e adequadas à faixa etária e ao desenvolvimento cognitivo do educando.
As crianças vivem em um mundo rodeado de matemática e estão em constante contato seja: nas quantidades, espacialidades, temporalidades, medidas e contagens. As mesmas começam quando as crianças ainda são pequenas, mostrando a idade com os dedos, quando repartem bala ou uma barra de chocolate, procuram estratégias para dividir diferentes quantidades em partes iguais. Desde bebês observam caminhos a partir de um ou mais pontos de referência, identificam posições, estimam e comparam distâncias. Contam suas figurinhas e as colam em álbuns mesmo que neles não tenham a imagem da figura, somente o número que provavelmente, elas reconhecem por que comparação ou pela identificação dos algarismos que o compõe.
As primeiras noções matemáticas de contagem, temporais, de medidas e de proporcionalidade são construídas a partir de experiências reais em um mundo de objetos, formas, cores, quantidades, em histórias que as crianças ouvem, recriam ou inventam em suas brincadeiras infantis, de faz de conta.
Hoje em dia a maioria das crianças desde pequena lidam com jogos eletrônicos, telefones celulares e computadores e desenvolvem habilidades para descobrir funcionamentos e possibilidades para ultrapassar obstáculos, desenvolvendo a coordenação motora, descobrindo e criando estratégias.
Incluir metodologias que busquem inovar e contextualizar o ensino na sala de aula no intuito de levar o estudante a construir e compreender a matemática e seus procedimentos que o auxilie na formalização de diferentes conceitos da disciplina parece ser uma alternativa para desmistificar ou “descomplicar” a matemática.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) comentam que ao problematizar situações cotidianas articuladas aos conceitos matemáticos permitem que o estudante faça inter-relações entre os seus vários conceitos e entre os seus diversos modos de representação, superando obstáculos desde os mais simples até aqueles que significam verdadeiras barreiras epistemológicas no seu desenvolvimento.
Existem diversas formas de desencadear os conceitos da Matemática e a prática pedagógica escolhida pelo professor é determinante nesse contexto. É papel do educador fornecer subsídios para que os estudantes compreendam tanto os conceitos abstratos quanto as manipulações simbólicas, que são consideradas insuficientes na maioria das salas de aula.
O QUE SE ESPERA DO ALUNO
O que se espera desses alunos em sala de aula é que descubram que são capazes de aprender matemática e que ela faz sentido para a sua vida.
Objetivos de Matemática para o primeiro ciclo, segundo o PCN
• Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes
usos no contexto social, explorando situações-problema que envolvam
contagens, medidas e códigos numéricos.
• Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre
elas, com base na observação de regularidades, utilizando-se da
linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.
• Resolver situações-problema e construir, a partir delas, os significados
das operações fundamentais, buscando reconhecer que uma mesma
operação está relacionada a problemas diferentes e um mesmo problema
pode ser resolvido pelo uso de diferentes operações.
• Desenvolver procedimentos de cálculo — mental, escrito, exato,
aproximado — pela observação de regularidades e de propriedades das
operações e pela antecipação e verificação de resultados.
Objetivos de Matemática para o segundo ciclo, segundo o PCN
• Ampliar o significado do número natural pelo seu uso em situações problema e pelo reconhecimento de relações e regularidades.
• Construir o significado do número racional e de suas representações
(fracionária e decimal), a partir de seus diferentes usos no contexto social.
• Interpretar e produzir escritas numéricas, considerando as regras do
sistema de numeração decimal e estendendo-as para a representação
dos números racionais na forma decimal.
• Resolver problemas, consolidando alguns significados das operações
fundamentais e construindo novos, em situações que envolvam números
naturais e, em alguns casos, racionais.
JOGOS E DESAFIOS
São fonte de situações problemas cuja resolução exige tomada de decisão. Realizados quase sempre em duplas ou grupos, pela interação entre os participantes, promovem a comunicação e contribuem para o desenvolvimento da linguagem. Favorecem o trabalho cooperativo e contribuem de forma articulada para o desenvolvimento da competência matemática e para o crescimento social do aluno.
Dominó de Figuras Geométricas
Dominó de Adição e subtração
Jogo da memória de frações
MATERIAIS MANIPULATIVOS (BLOCO LÓGICO, ÁBACO, MATERIAL DORADO...)
É um recurso privilegiado como suporte para a realização de tarefas escolares que promovem atividades de investigação e comunicação matematica entre os alunos.
ÁBACO
Confeccionar com os alunos. Trabalhar centena, dezena e unidade.
LITERATURA INFANTIL
São fonte de tarefas reflexivas e de formulação de problemas, que alimenta a a imaginação e a criatividade. Os livros podem levar os alunos ao mundo dos números, das formas, favorecendo as abstrações matemáticas. Desta forma ficcional, os alunos recriam com suas próprias ideias, e atraves da literatura aprendem matemática de maneira prazerosa.
Atividade Boliche do saci
Cada pino terá um saci colado na frente e dentro da roupa do saci terá um número. Cada aluno na sua vez lança a bola, vê quantos pinos derrubou e então retira o cartão que esta na roupa do saci e então soma esses números. Vence o aluno que somar mais pontos no boliche.
RECURSOS TECNOLOGICOS
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
bingo das operações(adição e subtração)
jogo do boole
trilha (parque de diversão)
trilha das formas geométricas
FONTE
Matemática: reflexões no ensino, reflexos na aprendizagem/ Ana Maria Beltrão Gigante e Monica Bertoni dos Santos. Erechim: Edelbra 2012.
Coleção Entre nós anos finais do ensino fundamental.
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