quinta-feira, 27 de junho de 2013

Ciências no Ensino Fundamental

Ciências no Ensino Fundamental 


Os temas em Ciências podem ser muito variados, pois há assuntos sobre o ser humano e o mundo que podem e devem ser investigados em aulas de Ciências Naturais ao longo do primeiro grau. Existem temas já consagrados — como água, poluição, energia, máquinas, culinária. Tratados como temas, esses assuntos podem ser vistos sob os enfoques de diferentes conhecimentos científicos nas relações com aspectos socioculturais.
        A formação de um cidadão crítico exige sua inserção numa sociedade em que o conhecimento científico e tecnológico é cada vez mais valorizado.
     Neste contexto, o papel das Ciências Naturais é o de colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e parte integrante do Universo.
    Os conceitos e procedimentos desta área contribuem para a ampliação das explicações sobre os fenômenos da natureza, para o entendimento e o questionamento dos diferentes modos de nela intervir e, ainda, par compreensão das mais variadas formas de utilizar os recursos naturais.
    A primeira parte deste documento, voltada para todo o ensino fundamental, apresenta um breve histórico das tendências pedagógicas predominantes na área, debate a importância do ensino de Ciências Naturais para a formação da cidadania, caracteriza o conhecimento científico e tecnológico como atividades humanas, de caráter histórico e, portanto, não neutras. Também expõe a compreensão de ensino, de aprendizagem, de avaliação e de conteúdos que norteia estes parâmetros e apresenta os objetivos gerais da área.
       A segunda parte contempla o ensino de Ciências Naturais, direcionada às quatro primeiras séries do ensino fundamental, fornecendo subsídios para seu planejamento, apresenta objetivos, conteúdos, critérios de avaliação e orientações didáticas.
      Dizer que o aluno é sujeito de sua aprendizagem significa afirmar que é dele o movimento de ressignificar o mundo, isto é, de construir explicações norteadas pelo conhecimento científico.
        Os alunos têm ideias acerca do seu corpo, dos fenômenos naturais e dos modos de realizar transformações no meio; são modelos com uma lógica interna, carregados de símbolos da sua cultura. Convidados a expor suas ideias para explicar determinado fenômeno e a confrontá-las com outras explicações, eles podem perceber os limites de seus modelos e a necessidade de novas informações; estarão em movimento de ressignificação.
    Mas esse processo não é espontâneo; é construído com a intervenção do professor. É o professor quem tem condições de orientar o caminhar do aluno, criando situações interessantes e significativas, fornecendo informações que permitam a reelaboração e a ampliação dos conhecimentos prévios, propondo articulações entre os conceitos construídos, para organizá-los em um corpo de conhecimentos sistematizados.

São quatro os blocos temáticos propostos para o Ensino Fundamental:                             


Ambiente;                                              Recursos tecnológicos


   Conforme o PCN o ensino de Ciências Naturais deverá se organizar de forma que, ao final do ensino fundamental, os alunos tenham as seguintes capacidades:


  •      Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
  •      Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica;
  •      Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
  •      ›Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
  •     saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
  •      Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
  •      Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;
  •       Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.

  • Segundo Kindel (2012):
    [...] as ciências revelam sua importância na escolarização inicial, permitindo à criança de seis ou dez anos, conhecer melhor seu corpo e as “metamorfoses” biológicas e culturais pelas quais ele passará”. (p.20)
Sugestões de atividades
Turma: 4º ANO
POR QUE A VELA APAGOU?
OBJETIVO: identificar a presença do oxigênio;
MATERIAIS: Água, anilina, copo de vidro grande; fósforo; prato raso, vela.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
Com o auxilio do professor o aluno colocara a vela  acesa no centro do prato e adicionar um pouco de água colorida com a anilina no fundo. Em seguida, os alunos vão posicionar o copo com a abertura virada para baixo sobre a vela acesa. Em alguns minutos, a chama se apagará e a água irá entrar recipiente.
ENTENDA COMO ISSO ACONTECE
O fogo se apaga pois ele só existe onde há oxigênio, quando a vela é coberta pelo copo, a chama começa a queimar o pouco deste gás que restou dentro do recipiente, uma vez queimado forma-se um vácuo que “puxa” a água para ocupar o lugar que era preenchido pelo oxigênio.
Através desta experiência, comprova-se a presença do oxigênio no ar, um gás que constitui cerca de  21% da atmosfera, é incolor, inodoro, insípido e indispensável a quase todas as formas de vida.
Turma: 2ºano
TÁ QUENTE? TÁ FRIO!
Com uma bexiga, um pouco de água e uma garrafa plástica, os alunos observam o que as diferenças temperaturas podem causar.
OBJETIVO:  
-Identificar os estados líquido e gasoso da água ;
 -Perceber os efeitos da mudança de temperatura;
MATERIAIS: água gelada e quente, bexiga; garrafas plásticas vazias sem rótulo; gelo; recipiente médio.
COLOCANDO EM PRÁTICA
›  Colocar sobre uma mesa, lado a lado, uma vasilha cheia de água gelada e outra com água quente. Entregue uma bexiga e uma garrafa plástico para cada aluno. Oriente-os a colocar o balão, ainda vazio , no gargalo da garrafa. Então, mergulham a base dela na água quente e deixam-na naquele local por 10 minutos. Eles verificarão que a bexiga começará a encher. Depois serão instruídos os alunos a colocar a mesma garrafa na água gelada. Elas irão observar que o balão começará a esvaziar. 
ENTENDA COMO ISSO ACONTECE 
Isso ocorre porque o ar quente que entra na garrafa vai se expandindo e, quando esfria, o balão murcha. Calor: forma de energia que se transfere de um sistema para  outro por uma diferença de temperatura entre os dois. Frio: objeto ou local  que perdeu calor ou que não o  apresenta.
  Turma:5º Ano 
Como funciona um motor elétrico
Objetivos 
- Descobrir como funciona um motor elétrico. 
- Saber como a energia se transforma em movimento.
 
- Conhecer fontes alternativas de energia.
 
- Despertar o interesse por economia de energia.
 
- Entender a importância das regras de segurança ao lidar com eletricidade.
 
Conteúdos
- Energia elétrica. 
- Energia cinética.
 
- Forças magnéticas.
 
Material necessário 
   Um pedaço de fio esmaltado (aproximadamente 1 metro de fio número 26, que pode ser encontrado em lojas de material elétrico), uma pilha, dois clipes de metal, um ímã (com campo magnético intenso, que pode ser retirado de alto-falantes velhos, por exemplo), lixa ou tesoura e fita-crepe e um suporte de madeira.
Colocando em prática 
 Montagem do motor da seguinte maneira: 
1) Enrolar o fio de cobre em algum objeto cilíndrico (pode ser um rolo de papel higiênico). É importante deixar duas pontas livres, ou seja, cerca de 5 centímetros de fio em cada extremidade. Com uma lixa ou uma tesoura, raspe todo o esmalte de uma das extremidades do fio. Na outra extremidade, raspe apenas o esmalte de metade.
 
2) Abra os dois clipes de metal. Eles servirão de apoio para colocar a estrutura de fio de cobre sobre a pilha. Para que a pilha fique sobre a superfície sem rolar, você pode prender um clipe com fita-crepe ou apoiá-la numa estrutura de madeira.
 
3) O ímã pode ser fixado na própria pilha ou apoiado na estrutura de madeira;
 
4) Para fazer o motor funcionar, basta apoiar o fio de cobre sobre os clipes e dar uma leve girada nele com os dedos.
Por isso acontece
Quando circula corrente elétrica pelo fio de cobre, ele funciona como um ímã e é atraído ou repelido pelo ímã próximo, fazendo com que ocorra o movimento. Se desejar, você pode exibir  os videos como montar um pequeno motor elétrico : Cambalhota Ciências-Motor Elétrico  (www.abr.io/motor1) 


REFERENCIAS:
BRASIL.Parãmetros Curricilares Nacionais. Ciências Naturais.2 Ed.-Rio de Janeiro-RJ:DP&A,2000. 
KINDEL, Eunice Aita Isaia. Prática pedagógica em Ciências: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.


ESCOLARES, Projetos.Ensino Fundamental. Ano 1.Nº9.São Paulo-SP.On Line.


Acadêmicas:
Anita Dalpiaz, Aline Dias, Larissa Negreiros, Suélen Souza e Tamires Rocha




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