a ideia das escolas inovadoras é bem legal!! todas nós estamos de parabéns, acho que ficou bem legal, criativo tanto os nomes das instituições com também os métodos de trabalho. ficou todas bem diversificadas também em ensino fundamental e educação infantil. gostei de todas! como professoras com certeza também seremos ótimas gestoras de escola! bjos camila amaral
De:ANA CLÁUDIA TEDESCO DOS SANTOS Este trabalho foi muito enriquecedor, tanto a oportunidade de invetar a escola quanto a de compartilhar as escolas criadas pelos colegas. Todas muito criativas, carregam em sua escrita um pouquinho do que desejamos para nossos alunos, para a educação.Sonhos, esperanças, ideias, perspectivas, tudo em busca de algo que a maioria de nós acadêmicos e futuros professores acreditamos: Fazer da escola um lugar que se goste de estar,um lugar para se encontrar, para descobrir, para aprender, para construir.Neste lugar o professor deve ser um mediador e um motivador, o aluno deve ser o sujeito de seu aprendizado, os pais devem procurar estar presentes porque sua presença faz toda a diferença.Os gestores, por sua vez, serão o alicerce de uma fortaleza que deve se solidificar na cidadania, no respeito, nas relações de troca, no aprender e no ensinar, pois, conscientes da importância da escola e de uma educação qualificada pensarão sempre no todo, sempre em ultrapassar as dificuldades e obstáculos pensando num amanhã e em uma mudança possível, pensando na escola que tanto sonhamos.
De: Katla Micaela Bühler Achei esse trabalho para nós muito engrandecedor, colocamos nossas idéias de como se ter uma boa escola de ensino inovador,e o mais interessante que cada grupo idealizou uma escola diferente da outra, ou seja para ser inovador, ou diferente existem várias maneiras, formas e pensamentos, e todas elaboradas para o melhor. Assim como nós temos pensamentos diferenciados, mas todos para atingir o bem da educação, teria os pais várias escolhas maravilhosas, para poder optar onde seu filho se encaixaria melhor, e não colocaria em qualquer uma, ou na mais próxima da sua casa e sim teria condição de escolher, a qual escola o seu filho se adaptaria melhor, já que todas tem a mesma preocupação, ser inavodor.
Foi muito bom realizar este trabalho, pois através dele conhecemos várias escolas inovadoras como também, tivemos a oportunidade de criar a escola dos nossos sonhos. A escola deve ser um lugar de inovação, criação e experimentação, onde os alunos possam expor os seus desejos e vontades.
Acredito que a educação tem uma longa caminhada pela frente até se tornar ideal para os educandos, porém se cada uma de nós, futuras educadoras colocarmos em pratica um pouco de cada ideia exposta aqui com certeza conseguiremos ter uma educação de qualidade e a escola um lugar onde os alunos vejam realmente sentido em estar. Todos os trabalhos ficaram interessantes e veem acrescentar naquilo que discutimos em aula.
Estamos numa caminhada de aprendizado e descobertas. Sonhos que iniciam e demonstram todo o comprometimento com a educação que almejamos. Este trabalho nos proporcionou sonhar e "colocar em prática" mesmo que de maneira fictícia tudo o que aprendemos. A revisão bibliográfica nos fez relembrar ou reforçar os teóricos que já estudamos. A estrutura física da nossa escola nos faz sonhar com uma escola que atenda plenamente aos nossos alunos. Cada grupo criou uma escola com a sua cara, com suas características preferidas e com o seu jeitinho pessoal. Que todos nós que amamos ser educadores possamos manter nossos sonhos bem acesos e que consigamos fazê-los tornar-se realidade! De: Angela Queiróz
realizar esse trabalho foi uma experiência muito riquíssima na minha aprendizagem acadêmica pois pude ver propostas inovadoras que pode sim dar certas só depende de nós mesmos, e que a educação vai muita além da sala de aula, porém tem muito coisa ainda a fazer para que a educação tão sonha sai só do papel e vire realidade.
de: Rodrigo Chisini Certamente são propostas que nos fazem sonhar, e sonhar não é impossivel. Acredito que uma prática/escola inovadora surge a partir do momento que temos uma reflexão critica sobre nosso fazer pedagogico, logo essa prática/escola permanece em costante mudança e não uma prática estática. Outro fator importante é sobre o que já existe de inovador, sabemos que dentro de nossas escolas existem muitas ideias boas, o que precisamos é criar novas práticas e não simplismente repeti-las, precisamos sim repensar essas práticas a fim de continuar inovando.
A proposta de criar uma escola inovadora vem nos mostrar, cada vez mais a importância do planejamento pensando e refletido para que a educação seja algo de extrema qualidade. O espaço é um dos fatores que muito interferem para que ocorra uma construção de uma proposta pedagógica inovadora. O espaço fala muito, principalmente quando ele é preparado e pensado com objetivos e fundamentos. Ao entrarmos em uma sala de aula, por exemplo, vemos claramente o trabalho do professor e as concepções em que ele acredita estampado nos trabalhos expostos. Por isso, acredito, que em primeiro lugar, pensar neste espaço como lugar de aprendizagem constante é fundamental para que se crie inúmeras possibilidades de aprendizagens significativas. Propostas inovadoras, projetos diferenciados, currículos adaptados são a necessidade da educação nos dias de hoje, para que se busque na escola um espaço de novas experiências e vivências.
As escolas criadas têm todas em sua essência uma necessidade em implantar mudanças no ensino presente no cenário brasileiro, cada uma com suas características visa inserir o aluno como peça fundamental para uma melhora no ensino.
Ao ser oportunizada a nos acadêmicas,a criação da escola dos sonhos,aprendemos o valor e a importância da construção de uma escola na vida real.A equipe diretiva,deve trabalhar em conjunto para um bom andamento do trabalho.Deve por outro lado, aceitar ideias que possam ser construtivas para a aprendizagem dos alunos,já que sabemos que esse aluno, é o foco da escola em questão.Ao trabalhar com minhas colegas,sentimos a alegria de inovar o trabalho que seria gerido por nos. Sonhos mil vem de encontro ao que a academia nos propõe, mas dai até a concordância do sistema, é um outro problema.Dependemos de um sistema de hierarquia onde o poder se da de cima para baixo, e devemos segui-lo. Mas foi uma experiencia maravilhosa,e todas as escolas criadas pelas colegas, dispõe de ótimas propostas, todas estão de parabéns. Alguém poderia copiar nossas ideias. Magnólia Feijó
A proposta de criar uma escola nos faz sonhar com diversas mudanças, e principalmente coloca-las em prática, pois nas escolas existem boas idéias inovadoras, o que falta é uma equipe focada em coloca-las em prática. Com esses trabalhos podemos perceber a importancia de todos os profissionais envolvidos para o bom funcionamento da mesma, e que esse funcionamento deve acontecer com harmonia e respeito entre todos. Todas as propostas de escolas inovadoras estão ótimas, e deveriam ser colocadas em funcionamento.
Queridos colegas, adorei realizar esse trabalho sobre criação de uma escola,podemos sonhar, imaginar, e além do mais superar nossas expectativas sobre inovação. Essa proposta de trabalho é interessante, pois podemos perceber que existe uma forma de realizar uma prática inovadora, que o aluno pode sim se interessar pela a escola, e a escola pelo aluno. Acredito que o mais importante desse trabalho foi pelo fato de ser em grupo, pois entramos em contato com diversas opiniões e conceito sobre educação que cada um tem. E mesmo assim foram criados trabalhos maravilhosos e conseguimos assim perceber que a teoria está ligada com a prática. E que é possível essa prática se realizar. Certamente, se metade dessas escola existissem e fossem colocadas em funcionamento, não apenas pela metodologia mas pelo o "desejo" que todos possuem ao criar essas escolas. Provavelmente a educação teria o avanço enorme.
A realização deste trabalho, sem dúvida, foi importantíssimo, uma vez que nos permitiu sonhar, ousar, colocar em prática aquilo que estudamos e acreditamos, além de ampliar nossas possibilidades e aprendizagens. Nos fez refletir mais sobre a educação, o cenário educacional hoje mudou, exigindo-nos um novo olhar e uma nova postura como educadores frente a todas essas transformações e aos nossos novos alunos que chegam à escola todos os dias. Não são mais crianças passivas que tem como única fonte de informação os pais e os professores, mas sujeitos imersos em um mundo permeado pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, as quais criaram novos espaços de conhecimento. O fazer docente nos exige, principalmente, uma mudança de postura na relação entre quem ensina e quem aprende, compreender a realidade e os fenômenos, substituir a concepção fragmentária da educação, eliminando as barreiras entre as disciplinas, partindo dos saberes dos alunos e a escola é um espaço de diálogo e interação dos conhecimentos. É necessário adotar uma perspectiva de construção de conhecimento pelos alunos, pela qual o professor investiga junto aos mesmos para resolver questões relevantes que geram necessidades de aprendizagem. Conforme Zabala (2002), qualquer primeira aproximação humana com a realidade é de caráter global, por isso, deve-se partir dela promovendo na escola modelos de organização dos conteúdos ligados a situações ou experiências dos alunos, em que os conteúdos aparecem em função da necessidade de responder aos problemas de conhecimento que aquela situação ou experiência estabelece. Todas as escolas criadas apresentaram propostas inovadoras, mas sem fugir da realidade escolar, a qual tem conteúdos obrigatórios que precisam ser trabalhados. Os grupos proporam o desenvolvimento dos conteúdos a partir de uma concepção globalizadora, ou seja, de forma integrada e significativa para os alunos dentro de grandes temas e a partir dos interesses dos estudantes, na busca da integração escola X família X sociedade. Foi um trabalho muito produtivo para nós acadêmicas, uma vez que nos possibilitou pensar, discutir e construir novas propostas para as escolas, enriquecendo nossso aprendizado e ações como futuras (os) educadoras (es.
TATIANA FAGUNDES. Este trabalho foi muito significativo, pois ao pensarmos na formação de uma escola, refletimos sobre a importância que ela tem na vida do ser humano, suas particularidades e interesses. Além de termos pesquisado outras escolas maravilhosas e conhecermos um pouco mais sobre elas e suas metodologias, o que nos proporcionou uma profunda admiração e vontade de fazer algo a mais do que o rotineiro e a habitual, pois vimos que é possível inovar e fazer a diferença, basta querer e ter força de vontade com a colaboração de todos os envolvidos, escola, comunidade, alunos e pais. Afinal, ninguém faz nada sozinho. As escolas aqui postadas têm ideias ótimas e inovadoras, que bom seria se fosse possível, no futuro a concretização delas. Seria muito bom ver uma delas com toda sua funcionalidade dirigida e criada por um dos nossos colegas.
MAGNA BOEIRA A realização deste trabalho foi de tamanha importância,trabalhar com propostas inovadoras e ir além disso criando escolas com propostas inovadoras, nos fez sonhar com um novo jeito de fazer educação e além disso poder colocar em prática tudo o que estamos estudando na acadêmia.
As apresentações realizadas pelos colegas foi de muita importancia para o nosso crescimento como professor. Ideias inovadoras, modelos de escolas criadas com ideias de uma escola que idealizamos que nos fazem refletir sobre o espaço escolar.
A proposta de criarmos uma escola inovadora,fez com que pudessemos pensar a escola como o lugar certo para o conhecimento,pois colocamos nela todas as nossas idéias e objetivos de uma escola adequada os alunos e assim pensando na formação de cada um...Adorei a proposta..
A proposta de criarmos uma escola inovadora,fez com que pudessemos pensar a escola como o lugar certo para o conhecimento,pois colocamos nela todas as nossas idéias e objetivos de uma escola adequada os alunos e assim pensando na formação de cada um...Adorei a proposta..
a ideia das escolas inovadoras é bem legal!! todas nós estamos de parabéns, acho que ficou bem legal, criativo tanto os nomes das instituições com também os métodos de trabalho. ficou todas bem diversificadas também em ensino fundamental e educação infantil. gostei de todas! como professoras com certeza também seremos ótimas gestoras de escola! bjos camila amaral
ResponderExcluirDe:ANA CLÁUDIA TEDESCO DOS SANTOS
ResponderExcluirEste trabalho foi muito enriquecedor, tanto a oportunidade de invetar a escola quanto a de compartilhar as escolas criadas pelos colegas.
Todas muito criativas, carregam em sua escrita um pouquinho do que desejamos para nossos alunos, para a educação.Sonhos, esperanças, ideias, perspectivas, tudo em busca de algo que a maioria de nós acadêmicos e futuros professores acreditamos: Fazer da escola um lugar que se goste de estar,um lugar para se encontrar, para descobrir, para aprender, para construir.Neste lugar o professor deve ser um mediador e um motivador, o aluno deve ser o sujeito de seu aprendizado, os pais devem procurar estar presentes porque sua presença faz toda a diferença.Os gestores, por sua vez, serão o alicerce de uma fortaleza que deve se solidificar na cidadania, no respeito, nas relações de troca, no aprender e no ensinar, pois, conscientes da importância da escola e de uma educação qualificada pensarão sempre no todo, sempre em ultrapassar as dificuldades e obstáculos pensando num amanhã e em uma mudança possível, pensando na escola que tanto sonhamos.
De: Katla Micaela Bühler
ResponderExcluirAchei esse trabalho para nós muito engrandecedor, colocamos nossas idéias de como se ter uma boa escola de ensino inovador,e o mais interessante que cada grupo idealizou uma escola diferente da outra, ou seja para ser inovador, ou diferente existem várias maneiras, formas e pensamentos, e todas elaboradas para o melhor.
Assim como nós temos pensamentos diferenciados, mas todos para atingir o bem da educação, teria os pais várias escolhas maravilhosas, para poder optar onde seu filho se encaixaria melhor, e não colocaria em qualquer uma, ou na mais próxima da sua casa e sim teria condição de escolher, a qual escola o seu filho se adaptaria melhor, já que todas tem a mesma preocupação, ser inavodor.
Foi muito bom realizar este trabalho, pois através dele conhecemos várias escolas inovadoras como também, tivemos a oportunidade de criar a escola dos nossos sonhos.
ResponderExcluirA escola deve ser um lugar de inovação, criação e experimentação, onde os alunos possam expor os seus desejos e vontades.
Cristiane Pereira.
Acredito que a educação tem uma longa caminhada pela frente até se tornar ideal para os educandos, porém se cada uma de nós, futuras educadoras colocarmos em pratica um pouco de cada ideia exposta aqui com certeza conseguiremos ter uma educação de qualidade e a escola um lugar onde os alunos vejam realmente sentido em estar. Todos os trabalhos ficaram interessantes e veem acrescentar naquilo que discutimos em aula.
ResponderExcluirJéssica Cardoso
Estamos numa caminhada de aprendizado e descobertas. Sonhos que iniciam e demonstram todo o comprometimento com a educação que almejamos. Este trabalho nos proporcionou sonhar e "colocar em prática" mesmo que de maneira fictícia tudo o que aprendemos. A revisão bibliográfica nos fez relembrar ou reforçar os teóricos que já estudamos. A estrutura física da nossa escola nos faz sonhar com uma escola que atenda plenamente aos nossos alunos. Cada grupo criou uma escola com a sua cara, com suas características preferidas e com o seu jeitinho pessoal. Que todos nós que amamos ser educadores possamos manter nossos sonhos bem acesos e que consigamos fazê-los tornar-se realidade!
ResponderExcluirDe: Angela Queiróz
realizar esse trabalho foi uma experiência muito riquíssima na minha aprendizagem acadêmica pois pude ver propostas inovadoras que pode sim dar certas só depende de nós mesmos, e que a educação vai muita além da sala de aula, porém tem muito coisa ainda a fazer para que a educação tão sonha sai só do papel e vire realidade.
ResponderExcluirCaroline dos Santos Leandro
de: Rodrigo Chisini
ResponderExcluirCertamente são propostas que nos fazem sonhar, e sonhar não é impossivel. Acredito que uma prática/escola inovadora surge a partir do momento que temos uma reflexão critica sobre nosso fazer pedagogico, logo essa prática/escola permanece em costante mudança e não uma prática estática. Outro fator importante é sobre o que já existe de inovador, sabemos que dentro de nossas escolas existem muitas ideias boas, o que precisamos é criar novas práticas e não simplismente repeti-las, precisamos sim repensar essas práticas a fim de continuar inovando.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCaroline Caciano
ResponderExcluirA proposta de criar uma escola inovadora vem nos mostrar, cada vez mais a importância do planejamento pensando e refletido para que a educação seja algo de extrema qualidade. O espaço é um dos fatores que muito interferem para que ocorra uma construção de uma proposta pedagógica inovadora. O espaço fala muito, principalmente quando ele é preparado e pensado com objetivos e fundamentos. Ao entrarmos em uma sala de aula, por exemplo, vemos claramente o trabalho do professor e as concepções em que ele acredita estampado nos trabalhos expostos. Por isso, acredito, que em primeiro lugar, pensar neste espaço como lugar de aprendizagem constante é fundamental para que se crie inúmeras possibilidades de aprendizagens significativas.
Propostas inovadoras, projetos diferenciados, currículos adaptados são a necessidade da educação nos dias de hoje, para que se busque na escola um espaço de novas experiências e vivências.
As escolas criadas têm todas em sua essência uma necessidade em implantar mudanças no ensino presente no cenário brasileiro, cada uma com suas características visa inserir o aluno como peça fundamental para uma melhora no ensino.
ResponderExcluirClaudia Santos
Ao ser oportunizada a nos acadêmicas,a criação da escola dos sonhos,aprendemos o valor e a importância da construção de uma escola na vida real.A equipe diretiva,deve trabalhar em conjunto para um bom andamento do trabalho.Deve por outro lado, aceitar ideias que possam ser construtivas para a aprendizagem dos alunos,já que sabemos que esse aluno, é o foco da escola em questão.Ao trabalhar com minhas colegas,sentimos a alegria de inovar o trabalho que seria gerido por nos. Sonhos mil vem de encontro ao que a academia nos propõe, mas dai até a concordância do sistema, é um outro problema.Dependemos de um sistema de hierarquia onde o poder se da de cima para baixo, e devemos segui-lo. Mas foi uma experiencia maravilhosa,e todas as escolas criadas pelas colegas, dispõe de ótimas propostas, todas estão de parabéns. Alguém poderia copiar nossas ideias.
ExcluirMagnólia Feijó
Suélen B. Mota
ResponderExcluirA proposta de criar uma escola nos faz sonhar com diversas mudanças, e principalmente coloca-las em prática, pois nas escolas existem boas idéias inovadoras, o que falta é uma equipe focada em coloca-las em prática. Com esses trabalhos podemos perceber a importancia de todos os profissionais envolvidos para o bom funcionamento da mesma, e que esse funcionamento deve acontecer com harmonia e respeito entre todos. Todas as propostas de escolas inovadoras estão ótimas, e deveriam ser colocadas em funcionamento.
FERNANDA RITTER LEICHTER
ResponderExcluirQueridos colegas, adorei realizar esse trabalho sobre criação de uma escola,podemos sonhar, imaginar, e além do mais superar nossas expectativas sobre inovação.
Essa proposta de trabalho é interessante, pois podemos perceber que existe uma forma de realizar uma prática inovadora, que o aluno pode sim se interessar pela a escola, e a escola pelo aluno.
Acredito que o mais importante desse trabalho foi pelo fato de ser em grupo, pois entramos em contato com diversas opiniões e conceito sobre educação que cada um tem. E mesmo assim foram criados trabalhos maravilhosos e conseguimos assim perceber que a teoria está ligada com a prática. E que é possível essa prática se realizar.
Certamente, se metade dessas escola existissem e fossem colocadas em funcionamento, não apenas pela metodologia mas pelo o "desejo" que todos possuem ao criar essas escolas. Provavelmente a educação teria o avanço enorme.
GEÍZA HAHN SCHWANCK
ResponderExcluirA realização deste trabalho, sem dúvida, foi importantíssimo, uma vez que nos permitiu sonhar, ousar, colocar em prática aquilo que estudamos e acreditamos, além de ampliar nossas possibilidades e aprendizagens. Nos fez refletir mais sobre a educação, o cenário educacional hoje mudou, exigindo-nos um novo olhar e uma nova postura como educadores frente a todas essas transformações e aos nossos novos alunos que chegam à escola todos os dias.
Não são mais crianças passivas que tem como única fonte de informação os pais e os professores, mas sujeitos imersos em um mundo permeado pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, as quais criaram novos espaços de conhecimento. O fazer docente nos exige, principalmente, uma mudança de postura na relação entre quem ensina e quem aprende, compreender a realidade e os fenômenos, substituir a concepção fragmentária da educação, eliminando as barreiras entre as disciplinas, partindo dos saberes dos alunos e a escola é um espaço de diálogo e interação dos conhecimentos.
É necessário adotar uma perspectiva de construção de conhecimento pelos alunos, pela qual o professor investiga junto aos mesmos para resolver questões relevantes que geram necessidades de aprendizagem. Conforme Zabala (2002), qualquer primeira aproximação humana com a realidade é de caráter global, por isso, deve-se partir dela promovendo na escola modelos de organização dos conteúdos ligados a situações ou experiências dos alunos, em que os conteúdos aparecem em função da necessidade de responder aos problemas de conhecimento que aquela situação ou experiência estabelece.
Todas as escolas criadas apresentaram propostas inovadoras, mas sem fugir da realidade escolar, a qual tem conteúdos obrigatórios que precisam ser trabalhados. Os grupos proporam o desenvolvimento dos conteúdos a partir de uma concepção globalizadora, ou seja, de forma integrada e significativa para os alunos dentro de grandes temas e a partir dos interesses dos estudantes, na busca da integração escola X família X sociedade.
Foi um trabalho muito produtivo para nós acadêmicas, uma vez que nos possibilitou pensar, discutir e construir novas propostas para as escolas, enriquecendo nossso aprendizado e ações como futuras (os) educadoras (es.
TATIANA FAGUNDES.
ResponderExcluirEste trabalho foi muito significativo, pois ao pensarmos na formação de uma escola, refletimos sobre a importância que ela tem na vida do ser humano, suas particularidades e interesses. Além de termos pesquisado outras escolas maravilhosas e conhecermos um pouco mais sobre elas e suas metodologias, o que nos proporcionou uma profunda admiração e vontade de fazer algo a mais do que o rotineiro e a habitual, pois vimos que é possível inovar e fazer a diferença, basta querer e ter força de vontade com a colaboração de todos os envolvidos, escola, comunidade, alunos e pais. Afinal, ninguém faz nada sozinho.
As escolas aqui postadas têm ideias ótimas e inovadoras, que bom seria se fosse possível, no futuro a concretização delas. Seria muito bom ver uma delas com toda sua funcionalidade dirigida e criada por um dos nossos colegas.
MAGNA BOEIRA
ResponderExcluirA realização deste trabalho foi de tamanha importância,trabalhar com propostas inovadoras e ir além disso criando escolas com propostas inovadoras, nos fez sonhar com um novo jeito de fazer educação e além disso poder colocar em prática tudo o que estamos estudando na acadêmia.
ANA PAULA RIBEIRO
ResponderExcluirAs apresentações realizadas pelos colegas foi de muita importancia para o nosso crescimento como professor. Ideias inovadoras, modelos de escolas criadas com ideias de uma escola que idealizamos que nos fazem refletir sobre o espaço escolar.
A proposta de criarmos uma escola inovadora,fez com que pudessemos pensar a escola como o lugar certo para o conhecimento,pois colocamos nela todas as nossas idéias e objetivos de uma escola adequada os alunos e assim pensando na formação de cada um...Adorei a proposta..
ResponderExcluirAna Lucia Storck
A proposta de criarmos uma escola inovadora,fez com que pudessemos pensar a escola como o lugar certo para o conhecimento,pois colocamos nela todas as nossas idéias e objetivos de uma escola adequada os alunos e assim pensando na formação de cada um...Adorei a proposta..
ResponderExcluirAna Lucia Storck