Nome: Semeando o Saber
Mantenedora: Particular
Níveis que Atende: Educação Infantil
Proposta Geral da Escola: A escola de Educação Infantil Semeando
o Saber recebe alunos de 0 a 6 anos de idade. Tem como objetivo atender as
necessidades dos alunos, bem como promover o desenvolvimento de suas
potencialidades, o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.
Proposta pedagógica: Nossa Escola dispõe de turmas divididas
por idades: Berçário 0 à 2 anos, Maternal 3 à 4 anos, Jardim 5 à 6 anos. A
Escola busca tratar primeiramente do desenvolvimento do aluno como ser
humano, considerando fatores intrínsecos do mesmo bem como aqueles que o
circundam. No processo educacional, levam-se em conta aspectos individuais como a capacidade cognitiva, afetiva, social e motora, os centros de interesses e as necessidades. Visando atender aspectos individuais, o contato com outros seres humanos viabiliza a compreensão de que é necessário considerar o outro como um ser que também tem desejos e características próprias. Isto implica tornar a criança um ser social, isto é, um ser que, à medida que compreende a existência do outro, busca conciliar suas necessidades com as do outro, desenvolvendo assim sua identidade.
humano, considerando fatores intrínsecos do mesmo bem como aqueles que o
circundam. No processo educacional, levam-se em conta aspectos individuais como a capacidade cognitiva, afetiva, social e motora, os centros de interesses e as necessidades. Visando atender aspectos individuais, o contato com outros seres humanos viabiliza a compreensão de que é necessário considerar o outro como um ser que também tem desejos e características próprias. Isto implica tornar a criança um ser social, isto é, um ser que, à medida que compreende a existência do outro, busca conciliar suas necessidades com as do outro, desenvolvendo assim sua identidade.
Utiliza
a interdisciplinaridade no processo educacional infantil com o escopo de criar
vínculos entre as áreas de trabalho específicas. As diversas linguagens são
utilizadas em uma única atividade, são elas: a linguagem corporal, a oral, a escrita,
a plástica e a musical.
O
processo de conhecimento utiliza o lúdico como forma de estimular, gerando o
prazer, a curiosidade, o que remete acriança à descoberta.
O
planejamento estabelece o conteúdo a ser oferecido; entretanto, este se
flexibiliza de acordo com o diagnóstico e as necessidades de cada turma, buscando
o equilíbrio entre a tradição e a inovação para cada área do conhecimento,
possibilitando estabelecer o que é novo e prazeroso para os alunos.
O
processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança de uma
maneira mais enriquecedora e significativa utilizam como metodologia o trabalho
com projetos semestrais e/ou anuais. Estes projetos consistem em conjuntos de atividades
elaborados pelo professor e baseiam-se tanto no interesse dos alunos, como na
sistemática escolar que envolve a abrangência dos conteúdos básicos sugeridos
nos eixos de trabalho do Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil. Estes eixos baseiam-se nos seguintes âmbitos de experiência: Formação
Pessoal e social e Conhecimento de mundo.
Relação Professor Aluno: A relação professor aluno esta pautada
no respeito mútuo. O papel do educador é instigar, mediar, orientar e propor
desafios.
Avaliação: A escola avalia o desenvolvimento do
aluno individualmente de forma a apreciar o desenvolvimento da capacidade de
interpretação e raciocínio do mesmo.
Referências: BRASIL, Ministério da Educação e do
Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional
para a Educação Infantil - Volume1, 2 e 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Acadêmicas:
Bruna Colombo
Bruna Vicente
Cristiane Pereira
Mª Fabiana
Simone Luetkemeyer
Orientadora:
Eliane Schneider
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