Nome da
Escola:
Instituto de Educação Básica Socialize
Mantenedora:
Particular
Níveis que
Atende:
Ensino Fundamental
Organização:
- Currículo:
trabalhar com todos os conteúdos, desmistificando e diversificando as maneiras
e metodologias apresentadas pelos professores, usando da melhor forma possível
suas ferramentas de trabalho para atraírem os alunos para a sala de aula.
- Horário: 4
horas por dia (divididos nos turnos: manhã e tarde), sendo que em três dias da
semana os alunos farão horário integral, tendo atividades extracurriculares
abordando: artes (o estudo de grandes artistas, de obras renomadas, artesanato,
técnicas para releituras, dança. Musica, teatro, fotografia, ...), Educação
Física (os esportes específicos – olímpicos – atletismo, futebol, vôlei,
capoeira, xadrez, judô, entre outros), e Pesquisas de Estudo (o aluno por etapa
conforme seus anos de aprendizagens na escola, define um assunto a ser
pesquisado, e conforme seu andamento, interesse e auxilio do profissional vai
em busca de matérias, pesquisando e estudando seu tema principal de trabalho, e
assim formatando um trabalho de pesquisa com argumentos críticos e afirmativos
de seu estudo).
- Área do conhecimento
Proposta
pedagógica / metodologias
- Assim como os alunos, os professores irão planejar
e trabalhar metodologicamente com projetos de pesquisa, sempre focando o tema em
destaque que será estabelecido pela escola (currículo) onde o mesmo obtém uma
flexibilidade de escolha do tema principal podendo ele partir do aluno, turma ou
professores, contendo coerência e
sentido para tal aprendizagem.
- As turmas ao final de cada trimestre realizarão
uma mostra sobre os projetos que foram produzidos durante este período, colocando
suas conclusões e conquistas que obtiveram com o projeto, sendo estes
apresentados no espaço de convivência.
Relação
Professor e Aluno
O professor terá o papel de mediador entre os temas
propostos pela escola e/ou por alunos, buscando fazer ligação com os conteúdos
básicos de acordo com o currículo escolar.
Como
trabalhar com questões: comportamentais, subjetivas, afetividade e
criatividade.
- Através de assembleias, do dialogo, tendo um
mediador, onde assim as crianças possam debater e opinar sobre seus conflitos e
de seus colegas (criando regras)
- Painéis Interpessoais
Corpo
Docente/Funcionários
- Os profissionais da instituição terão
acompanhamentos com toda equipe gestora (direção, supervisão e orientação),
além de acompanhamentos psicológicos, onde serão realizados trabalhos em equipe
para a melhor interação dos professores e demais funcionários, e assim obtendo
o bom funcionamento da escola.
Avaliação:
- Os alunos serão avaliados conforme seu rendimento
e aproveitamento em sala de aula, de acordo com suas participações e realizações
dos projetos de pesquisas.
- Serão avaliados formalmente pelo seu professor, e
logo receberam uma ficha auto avaliativa onde farão suas próprias avaliações e
reflexões sobre o seu rendimento escolar.
Acadêmicos:
Carmelisa Pereira Duarte
Caroline Caciano
Gilberto Gabriel Barbosa
Rodrigo Chisini
Súelen Bernardes Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário