Disciplina:
Metodologias Investigativas
Professora:
Eliane
Acadêmicas:
Geziane Neves Hertzog, Jéssica Quintanilha, Lediana Rocha
ESCOLAS
INOVADORAS
Nome
da escola:
Escola Particular de
Ensino Fundamental Plantando Sementes.
Mantendora:
Particular
Níveis
que atende:
De 1° ao 5° ano
Proposta
Geral da escola:
A escola tem como principal objetivo
desenvolver um cidadão crítico e consciente, capaz de tomar decisões próprias e
de enfrentar possíveis objeções em sua vida.
Tornar crianças em adultos letrados,
realizados pessoal e profissionalmente.
Proposta
Pedagógica:
Currículo
estruturado a partir das competências de cada aluno. Os alunos são agrupados
por proximidade de idade, mas os conteúdos separados por ciclos:
De
6 aos 8 anos: foco na alfabetização, com temáticas do interesse dos grupos
formados em cada ciclo.
De
9 aos 10 anos: conteúdos e temáticas,
que vão ganhando níveis de dificuldades mais elevados a cada avanço do grupo,
sempre com propostas em que o aluno deve articular seu raciocínio e aprimorando
suas reflexões
Dentro
dos grupos o aluno expressa sua individualidade e ideias, e de forma
integradora trabalha diversas áreas do conhecimento.
No
final de cada trimestre, os grupos se reúnem e escolhem as próximas temáticas a
serem trabalhadas, dentro destas temáticas são trabalhados os conteúdos,
incluindo cada área do conhecimento relacionando com o tema principal.
Relação
Professor e aluno:
O professor é o facilitador da
aprendizagem dos alunos, este tem o papel de instigar o pensar. Já o aluno tem
o papel de buscar e construir seu próprio conhecimento.
Dentro de cada ciclo os alunos mais velhos
auxiliam os professores com seus colegas menos experientes. Dividindo os ensinamentos com seus docentes,
desta forma confirmam sua aprendizagem e desenvolvem outros saberes.
Avaliação:
A
avaliação será feita em um processo no qual verificará o desempenho individual,
a partir dos estudos feitos anteriormente. Cada aluno terá sua avaliação
especifica e focada de acordo com o nível de aprendizagem de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário