Nome: Semeando o Saber
Mantenedora: Particular
Níveis que Atende: Educação Infantil
Proposta Geral da
Escola:
A escola de Educação Infantil Semeando o Saber recebe alunos de 0 a 6 anos de
idade. Tem como objetivo atender as necessidades dos alunos, bem como promover
o desenvolvimento de suas potencialidades, o desenvolvimento cognitivo e social
das crianças.
Proposta pedagógica: Nossa Escola dispõe de
turmas divididas por idades: Berçário 0 à 2 anos, Maternal 3 à 4 anos, Jardim 5
à 6 anos. A Escola busca tratar primeiramente do desenvolvimento do aluno como
ser
humano, considerando fatores intrínsecos do mesmo bem como aqueles que o
circundam. No processo educacional, levam-se em conta aspectos individuais como a capacidade cognitiva, afetiva, social e motora, os centros de interesses e as necessidades. Visando atender aspectos individuais, o contato com outros seres humanos viabiliza a compreensão de que é necessário considerar o outro como um ser que também tem desejos e características próprias. Isto implica tornar a criança um ser social, isto é, um ser que, à medida que compreende a existência do outro, busca conciliar suas necessidades com as do outro, desenvolvendo assim sua identidade.
humano, considerando fatores intrínsecos do mesmo bem como aqueles que o
circundam. No processo educacional, levam-se em conta aspectos individuais como a capacidade cognitiva, afetiva, social e motora, os centros de interesses e as necessidades. Visando atender aspectos individuais, o contato com outros seres humanos viabiliza a compreensão de que é necessário considerar o outro como um ser que também tem desejos e características próprias. Isto implica tornar a criança um ser social, isto é, um ser que, à medida que compreende a existência do outro, busca conciliar suas necessidades com as do outro, desenvolvendo assim sua identidade.
Utiliza a interdisciplinaridade no processo educacional
infantil com o escopo de criar vínculos entre as áreas de trabalho específicas.
As diversas linguagens são utilizadas em uma única atividade, são elas: a
linguagem corporal, a oral, a escrita, a plástica e a musical.
O processo de conhecimento utiliza o lúdico como forma de
estimular, gerando o prazer, a curiosidade, o que remete acriança à descoberta.
O planejamento estabelece o conteúdo a ser oferecido;
entretanto, este se flexibiliza de acordo com o diagnóstico e as necessidades
de cada turma, buscando o equilíbrio entre a tradição e a inovação para cada
área do conhecimento, possibilitando estabelecer o que é novo e prazeroso para
os alunos.
O processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento integral
da criança de uma maneira mais enriquecedora e significativa utilizam como
metodologia o trabalho com projetos semestrais e/ou anuais. Estes projetos
consistem em conjuntos de atividades elaborados pelo professor e baseiam-se
tanto no interesse dos alunos, como na sistemática escolar que envolve a
abrangência dos conteúdos básicos sugeridos nos eixos de trabalho do
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Estes eixos
baseiam-se nos seguintes âmbitos de experiência: Formação Pessoal e social e Conhecimento
de mundo.
Relação Professor
Aluno: A
relação professor aluno esta pautada no respeito mútuo. O papel do educador é
instigar, mediar, orientar e propor desafios.
Avaliação: A escola avalia o aluno individualmente de forma a apreciar o desenvolvimento
da capacidade de interpretação e raciocínio do mesmo.
Referências: BRASIL, Ministério da
Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil - Volume1, 2 e 3. Brasília:
MEC/SEF, 1998.
Acadêmicas:
Bruna Colombo
Bruna Vicente
Cristiane Pereira
Mª Fabiana
Simone Luetkemeyer
Orientadora:
Eliane Schneider
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