DADOS DA INSTITUIÇÃO
Estabelecimento: Instituto de Educação Construindo o Amanhã
Entidade mantenedora: Prefeitura do Município de Feliz
Endereço: Rua dos sonhos, nº 0
Bairro: Esperança
Cidade: Feliz
Cep: 12345-000
Fone: 0xx 8765 4321
E-mail: escola---@fictício.com
EQUIPE GESTORA:
Diretora: Magnólia Feijó;
Vice-diretora: Francieli Medeiros;
Supervisora Pedagógica: Claudia Gabrielli dos Santos;
Orientadora Pedagógica: Daniela Arboite.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
Turno integral: Das 8h às 17h e 30min.
ESTRUTURA FÍSICA
Bloco A:
*02 Salas de aula com banheiro;
*04 Banheiros (2 femininos e 2 masculinos);
*09 salas de aula;
*Biblioteca com brinquedoteca;
*Cantina;
*Cozinha;
*Laboratório de ciências;
*Laboratório de informática;
*Laboratório de artes;
*Refeitório;
*Sala multiuso.
*Secretaria;
Bloco B:
*04 Banheiros;
*04 salas de estudo;
*Auditório;
*Espaço de múltiplas atividades;
*Laboratório de gastronomia;
*Laboratório de informática;
Parte Externa:
*Ginásio;
*Horta;
*Piscina coberta e aquecida;
*Pátio aberto;
*Praça com brinquedos adaptados;
*Quadra poliesportiva coberta;
*Quadra de esportes;
GRADE CURRICULAR 2014
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL/ CURRÍCULO POR ATIVIDADES
ARTES
CIDADANIA
CIÊNCIAS
CORPOREIDADE
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
LÍNGUA ESPANHOLA
LÍNGUA INGLESA
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
Cursos Práticos Diversificados:
*GASTRONOMIA
*ESPORTES E GINÁSTICA
*MUSICALIDADE E CANTO
ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL/ CURRÍCULO POR DISCIPLINAS
6º AO 9º ANO
Disciplinas:
ARTES
CIDADANIA
CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO FÍSICA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
LÍNGUA ESPANHOLA
LÍNGUA INGLESA
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
SOCIOLOGIA
Cursos Práticos Diversificados:
*ESPORTES E GINÁSTICA
*GASTRONOMIA
*MUSICALIDADE E CANTO
PROPOSTA GERAL
O Instituto de Educação Construindo o Amanhã, atende crianças do 1º ao 9º ano e tem uma proposta metodológica diversificada baseando-se na educação popular de Paulo Freire, que valoriza os interesses e saberes dos educandos, usando a transdisciplinaridade como parte fundamental de sua proposta. A escola não visa eliminar totalmente o currículo tradicional, pois consideramos que este contribui também para a aprendizagem do aluno e pretende integrar a ele os cursos práticos diversificados que contribuirão para a formação social e profissional do educando. A escola conta com o auxílio dos alunos para realizar monitorias nas aulas de sua turma e em outras turmas. A escola atende em turno integral, sendo um turno para as disciplinas do currículo e área e outro para os cursos práticos diversificados. A escola trabalha com o sistema de pesquisa e são elas que dirigem todo o ensino/ aprendizagem dos alunos de forma a conectar todas as disciplinas e cursos práticos diversificados.
Os cursos práticos diversificados são escolhidos anualmente através de entrevistas prévias realizadas pelos profissionais da escola junto aos educandos em visitas a sua comunidade e também junto à comunidade escolar, além disso, duas vezes por mês os professores reúnem-se para tratar do andamento das disciplinas, dos micro projetos e do curso em geral.
Outro diferencial da instituição é que os alunos que estão no prédio B realizando as atividades dos cursos práticos diversificados em turno inverso ao da aula, ficam todos juntos, independente de turma e faixa etária, enquanto os professores auxiliam e interagem com todos ao mesmo tempo; lembrando a proposta montessoriana.
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
A relação dos professores com os educandos é muito próxima, principalmente porque a proposta da escola exige que os professores conheçam bem cada um dos educandos, não só para saber seus interesses, mas para saber sua história geral e assim pensar em uma forma de contribuir para a formação desse sujeito enquanto cidadão. Sendo assim, a relação dos educandos com toda equipe da escola também é uma relação de respeito e confiança. No horário posterior às aulas a família tem a oportunidade de acessar a escola (além de outros horários durante o dia) todos os dias da semana para conversar com os professores sobre os mais diversos assuntos referentes à escola e aos alunos. A escola realiza consultas populares com toda a comunidade escolar para saber quais são as melhores mudanças, aquisições, melhorias e sugestões para o melhor andamento da mesma.
AVALIAÇÃO
A avaliação dos educandos será feita em conjunto através de reuniões onde cada professor descreverá como está o desempenho do aluno e juntos chegarão a um parecer.
Olá meninas!
ResponderExcluirBoas colocações a respeito da escola de vocês, freireana, de visão contextualizada e crítica! Muito boa a ideia da integração entre os alunos!
Para pensar: se temos visto e estudado que curriculo não é um rol de disciplinas ou os conteúdos de uma escola, e sim, a história, o cotidiano, os saberes explícitos e não, os temas emergentes, entre outras idéias, por que utilizaram os termos Curriculo por Atividades para os anos inciais e currículo por disciplinas para os anos finais?Por que essa diferenciação? SErá que essa organização tem a ver com o curriculo? Abraços. Profe. Eliane