quinta-feira, 9 de maio de 2013

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONSTRUINDO O AMANHÃ



DADOS DA INSTITUIÇÃO

Estabelecimento: Instituto de Educação Construindo o Amanhã

Entidade mantenedora: Prefeitura do Município de Feliz

Endereço: Rua dos sonhos, nº 0

Bairro: Esperança

Cidade: Feliz

Cep: 12345-000

Fone: 0xx 8765 4321

E-mail: escola---@fictício.com



EQUIPE GESTORA:

Diretora: Magnólia Feijó;

Vice-diretora: Francieli Medeiros;

Supervisora Pedagógica: Claudia Gabrielli dos Santos;

Orientadora Pedagógica: Daniela Arboite.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Turno integral: Das 8h às 17h e 30min.


ESTRUTURA FÍSICA

Bloco A:

*02 Salas de aula com banheiro;

*04 Banheiros (2 femininos e 2 masculinos);

*09 salas de aula;

*Biblioteca com brinquedoteca;

*Cantina;

*Cozinha;

*Laboratório de ciências;

*Laboratório de informática;

*Laboratório de artes;

*Refeitório;

*Sala multiuso.

*Secretaria;


Bloco B:

*04 Banheiros;

*04 salas de estudo;

*Auditório;

*Espaço de múltiplas atividades;

*Laboratório de gastronomia;

*Laboratório de informática;


Parte Externa:


*Ginásio;


*Horta;

*Piscina coberta e aquecida;

*Pátio aberto;

*Praça com brinquedos adaptados;

*Quadra poliesportiva coberta;

*Quadra de esportes;




GRADE CURRICULAR 2014

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL/ CURRÍCULO POR ATIVIDADES


1° AO 5°:

ARTES
CIDADANIA
CIÊNCIAS
CORPOREIDADE
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
LÍNGUA ESPANHOLA
LÍNGUA INGLESA
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA

Cursos Práticos Diversificados:



*GASTRONOMIA
*ESPORTES E GINÁSTICA
*MUSICALIDADE E CANTO




 ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL/ CURRÍCULO POR DISCIPLINAS


6º AO 9º ANO

Disciplinas:
ARTES
CIDADANIA
CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO FÍSICA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
LÍNGUA ESPANHOLA
LÍNGUA INGLESA
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
SOCIOLOGIA


Cursos Práticos Diversificados:

*ESPORTES E GINÁSTICA
*GASTRONOMIA
*MUSICALIDADE E CANTO




PROPOSTA GERAL


O Instituto de Educação Construindo o Amanhã, atende crianças do 1º ao 9º ano e tem uma proposta metodológica diversificada baseando-se na educação popular de Paulo Freire, que valoriza os interesses e saberes dos educandos, usando a transdisciplinaridade como parte fundamental de sua proposta. A escola não visa eliminar totalmente o currículo tradicional, pois consideramos que este contribui também para a aprendizagem do aluno e pretende integrar a ele os cursos práticos diversificados que contribuirão para a formação social e profissional do educando. A escola conta com o auxílio dos alunos para realizar monitorias nas aulas de sua turma e em outras turmas. A escola atende em turno integral, sendo um turno para as disciplinas do currículo e área e outro para os cursos práticos diversificados. A escola trabalha com o sistema de pesquisa  e são elas que dirigem todo o ensino/ aprendizagem dos alunos de forma a conectar todas as disciplinas e cursos práticos diversificados.

Os cursos práticos diversificados são escolhidos anualmente através de entrevistas prévias realizadas pelos profissionais da escola junto aos educandos em visitas a sua comunidade e também junto à comunidade escolar, além disso, duas vezes por mês os professores reúnem-se para tratar do andamento das disciplinas, dos micro projetos e do curso em geral.

Outro diferencial da instituição é que os alunos que estão no prédio B realizando as atividades dos cursos práticos diversificados em turno inverso ao da aula, ficam todos juntos, independente de turma e faixa etária, enquanto os professores auxiliam e interagem com todos ao mesmo tempo; lembrando a proposta montessoriana.


RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

A relação dos professores com os educandos é muito próxima, principalmente porque a proposta da escola exige que os professores conheçam bem cada um dos educandos, não só para saber seus interesses, mas para saber sua história geral e assim pensar em uma forma de contribuir para a formação desse sujeito enquanto cidadão. Sendo assim, a relação dos educandos com toda equipe da escola também é uma relação de respeito e confiança. No horário posterior às aulas a família tem a oportunidade de acessar a escola (além de outros horários durante o dia) todos os dias da semana para conversar com os professores sobre os mais diversos assuntos referentes à escola e aos alunos. A escola realiza consultas populares com toda a comunidade escolar para saber quais são as melhores mudanças, aquisições, melhorias e sugestões para o melhor andamento da mesma.


AVALIAÇÃO

A avaliação dos educandos será feita em conjunto através de reuniões onde cada professor descreverá como está o desempenho do aluno e juntos chegarão a um parecer.


Um comentário:

  1. Olá meninas!
    Boas colocações a respeito da escola de vocês, freireana, de visão contextualizada e crítica! Muito boa a ideia da integração entre os alunos!
    Para pensar: se temos visto e estudado que curriculo não é um rol de disciplinas ou os conteúdos de uma escola, e sim, a história, o cotidiano, os saberes explícitos e não, os temas emergentes, entre outras idéias, por que utilizaram os termos Curriculo por Atividades para os anos inciais e currículo por disciplinas para os anos finais?Por que essa diferenciação? SErá que essa organização tem a ver com o curriculo? Abraços. Profe. Eliane

    ResponderExcluir