quarta-feira, 8 de maio de 2013


Escola de Ensino Fundamental Construindo o Futuro


Lema: Olhando para o presente construindo o futuro!
Mantenedora: Não governamental.
Níveis que atende: De 1° ao 5° ano.
Filosofia: Esta escola visa a integração dos alunos, interagindo com a comunidade, buscando sempre a interação social e familiar, priorizando o interesse dos alunos.

Objetivo: Criar possibilidades para que o aluno seja o construtor de seu próprio conhecimento, abrindo caminhos para novos saberes e descobertas.

Metodologia: Enquanto sujeito histórico, construtor do conhecimento, a criança ao mesmo tempo que forma o mundo, torna-se formado por ele. Isto quer dizer, que enquanto age no ambiente causando transformações ou não a partir de suas experiências, dialeticamente sofre interferências dele, sendo então a cada instante alguém que lida com o conhecimento de forma dinâmica e intensa.
            A criança que vem para a escola é sujeito histórico porque se constitui assim num grupo, e sujeito cultural porque escreve e carrega marcas deste mesmo grupo.
            Apontamos assim, a relação de coletividade na construção da subjetividade da criança. Entretanto, se faz necessário ressaltar que a apropriação de valores do grupo a que pertencemos não é feita de forma linear, isto porque temos como característica altamente humana a singularidade.
Organização escolar:

Conteúdos:
Português:
  • A língua e possibilidade de comunicação de sentimento, desejos e ideias;
  • Fluência na articulação de expressões orais;
  • A funcionalidade social/comunicativa da língua;
  • Reconhecimento e respeito à diversidade linguística presente na sociedade;
  • Leitura e produção de textos escritos;
Matemática:
  • Valorizar a matemática como ferramenta de conhecimento e expressão da realidade cotidiana; reconhecendo sua utilidade na vida cotidiana;
  • Números (noção de numero natural, quantificação, grandezas numéricas);
  • Operações (significado das operações – adição, subtração, multiplicação e divisão –; situações problemas para a significação das operações; )
  • Espaço e forma (localização e organização do espaço; identificação das formas geométricas que aparecem na natureza e nos objetos produzidos pelos serem humanos);
  • Medidas (identificação e comparação de grandezas – tempo, comprimento, massa, temperatura, capacidade; sistema monetário – manipulação de dinheiro).
Ciências físicas, Biologia e Sociais:
  • Ambiente físico:
  • Características do ambiente – ar, terra, água, solo, rochas, luz, calor, frio, seres vivos, etc.
  • Diversidades e ciclo dos seres vivos/ animais;
  • Observação direta e indireta por meio de experiências;
  • Cuidado e responsabilidade com a vida em geral do planeta;
  • Corpo humano:
  • A trajetória da vida e as transformações do corpo e comportamento do nascimento à velhice;
  • Condições saudáveis para o desenvolvimento da saúde e melhores condições e hábitos de vida;
  • Elaboração de questionamentos e suposições sobre os temas tratados;
  • Construção da auto-imagem e identidade.
  • Cultura e Trabalho:
  • Características físicas e sociais do espaço – áreas livres, verdes, de lazer, serviços médicos;
  • Profissões e seus instrumentos de trabalho, assim como a dos pais também;
  • Respeito às diferentes profissões e reconhecimento da necessidade de cada profissional.
Artes:
·         Arte como expressão e comunicação das pessoas;
·         Compreensão da diversas formas de artes como manifestação de época, culturas, reproduções e suas histórias;
Educação física:
  • Conhecimento do próprio corpo, representação e suas limitações, assim como seu desenvolvimento, habilidades e capacidades;
  • Mudanças corporais;
  • Informações visuais, sonoras e táteis;
  • Regras de jogos;
  • Jogos sonoros-perceptivos, motores;
  • Atitudes de cooperação;

Avaliação: A avaliação é feita através de pareceres onde mostram o desenvolvimento trimestral do aluno, mostrando sempre seus avanços no decorrer de cada avaliação.

Acadêmicas: Ana Paula Ribeiro, Katieli Persico, Tatiana Fagundes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário