Escola de Ensino
Fundamental Construindo o Futuro
Lema: Olhando
para o presente construindo o futuro!
Mantenedora: Não
governamental.
Níveis que atende: De
1° ao 5° ano.
Filosofia:
Esta escola visa a integração dos alunos, interagindo com a comunidade,
buscando sempre a interação social e familiar, priorizando o interesse dos
alunos.
Objetivo:
Criar possibilidades para que o aluno seja o construtor de seu próprio
conhecimento, abrindo caminhos para novos saberes e descobertas.
Metodologia:
Enquanto sujeito histórico, construtor do conhecimento, a criança ao mesmo
tempo que forma o mundo, torna-se formado por ele. Isto quer dizer, que
enquanto age no ambiente causando transformações ou não a partir de suas
experiências, dialeticamente sofre interferências dele, sendo então a cada
instante alguém que lida com o conhecimento de forma dinâmica e intensa.
A criança que vem para a escola é
sujeito histórico porque se constitui assim num grupo, e sujeito cultural
porque escreve e carrega marcas deste mesmo grupo.
Apontamos assim, a relação de
coletividade na construção da subjetividade da criança. Entretanto, se faz
necessário ressaltar que a apropriação de valores do grupo a que pertencemos
não é feita de forma linear, isto porque temos como característica altamente
humana a singularidade.
Organização
escolar:
Conteúdos:
Português:
- A
língua e possibilidade de comunicação de sentimento, desejos e ideias;
- Fluência
na articulação de expressões orais;
- A
funcionalidade social/comunicativa da língua;
- Reconhecimento
e respeito à diversidade linguística presente na sociedade;
- Leitura
e produção de textos escritos;
Matemática:
- Valorizar
a matemática como ferramenta de conhecimento e expressão da realidade
cotidiana; reconhecendo sua utilidade na vida cotidiana;
- Números
(noção de numero natural, quantificação, grandezas numéricas);
- Operações
(significado das operações – adição, subtração, multiplicação e divisão –;
situações problemas para a significação das operações; )
- Espaço
e forma (localização e organização do espaço; identificação das formas
geométricas que aparecem na natureza e nos objetos produzidos pelos serem
humanos);
- Medidas
(identificação e comparação de grandezas – tempo, comprimento, massa,
temperatura, capacidade; sistema monetário – manipulação de dinheiro).
Ciências físicas, Biologia e
Sociais:
- Ambiente físico:
- Características
do ambiente – ar, terra, água, solo, rochas, luz, calor, frio, seres
vivos, etc.
- Diversidades
e ciclo dos seres vivos/ animais;
- Observação
direta e indireta por meio de experiências;
- Cuidado
e responsabilidade com a vida em geral do planeta;
- Corpo humano:
- A
trajetória da vida e as transformações do corpo e comportamento do
nascimento à velhice;
- Condições
saudáveis para o desenvolvimento da saúde e melhores condições e hábitos
de vida;
- Elaboração
de questionamentos e suposições sobre os temas tratados;
- Construção
da auto-imagem e identidade.
- Cultura e Trabalho:
- Características
físicas e sociais do espaço – áreas livres, verdes, de lazer, serviços
médicos;
- Profissões
e seus instrumentos de trabalho, assim como a dos pais também;
- Respeito
às diferentes profissões e reconhecimento da necessidade de cada
profissional.
Artes:
·
Arte como expressão e comunicação das
pessoas;
·
Compreensão da diversas formas de artes como
manifestação de época, culturas, reproduções e suas histórias;
Educação física:
- Conhecimento
do próprio corpo, representação e suas limitações, assim como seu
desenvolvimento, habilidades e capacidades;
- Mudanças
corporais;
- Informações
visuais, sonoras e táteis;
- Regras
de jogos;
- Jogos
sonoros-perceptivos, motores;
- Atitudes
de cooperação;
Avaliação: A
avaliação é feita através de pareceres onde mostram o desenvolvimento
trimestral do aluno, mostrando sempre seus avanços no decorrer de cada
avaliação.
Acadêmicas: Ana Paula
Ribeiro, Katieli Persico, Tatiana Fagundes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário