Sementinha do Saber!
Nome da Escola: Escola de Educação Infantil
Sementinha do Saber.
Cidade: Santo Antônio da Patrulha
Mantenedora: Particular
Níveis que atende:
Educação Infantil (0 a 06 Anos).
Horário de funcionamento: 06h30min
às 17h30min
Estrutura:
A escola é situada em uma
chácara no interior da cidade. É de turno integral, onde propõem ambientes
diferenciados, com salas normais e salas de oficinas (dança, culinária, teatro,
artes, corporeidade, massagem e outras), possui lago, hortas, animais. O solo
do pátio da escola é irregular, propositalmente para as crianças desenvolverem
o cuidado com o caminhar e seus perigos.
Proposta Geral da Escola:
A Escola tem como base três
eixos fundamentais, desenvolver a autonomia, desenvolver um aluno questionador
e prepará-lo para o mundo.
Proposta Pedagógica:
A proposta será realizada a partir do
interesse das crianças, sendo que o professor vai ser um mediador do
conhecimento, respeitando as competências conforme a faixa etária da turma
quando estiver na sala com o professor , quando estiver no turno inverso, os
alunos se misturam e ficam livres para fazer o que quiserem, oficinas, massagens,
ouvir uma boa história, plantar, tratar os animais ou até mesmo não fazer nada
ou simplesmente ficar um turno todo no colo de um professor.
A ideia da escola é explorar
todas as possibilidades sensoriais, brincando a criança entende seu corpo, domina
o espaço e desenvolve relações com outras crianças e adulto. O caminho é gostar
de si próprio, saber seus próprios limites, respeitar o outro e os limites do
outro.
A escola disponibiliza diversos tipos de materiais
para suas atividades para motivar os alunos, fazendo-os pensar, criar e recriar
estratégias.
Na escola há diferentes
formações acadêmicas e até mesmo sem formação, o professor deve saber lidar com
as diferentes situações do dia a dia do aluno, é o modo de como agir que garante
o sucesso do profissional.
Relação Professor e aluno:
O professor é um facilitador,
estimula á aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, é alguém que aconchega
a brincadeira, sua orientação nem sempre é necessária, deixando-os se
organizarem entre si em uma atividade ou
brincadeira.
O professor da segurança
física e afetiva ao aluno, conduzindo, orientando, desfazendo situações de
perigo, estimulando e colocando limites.
O aluno tem o papel de criar
e recriar caminhos para sua aprendizagem, e o mais importante saber agir.
Avaliação:
A
avaliação será feita através de observações de aprendizagens e comportamentos,
participações e envolvimento nas atividades, relatadas em portfolios feito pelo
professor, sendo contínua e permanente.
Acadêmicas:
ANA
PAULA
CAROLINA
CAMILA
KATLA
JAQUELINE
ROSANGELA
Nenhum comentário:
Postar um comentário