Nome da escola: Escola de Educação Infantil Cantinho do Saber
Mantenedora: Particular
Níveis que atende: Educação Infantil
Proposta geral da escola: A Escola de Educação Infantil Cantinho do Saber foi fundada por duas pedagogas recém formadas no curso de Pedagogia com intuito de trazer uma proposta inovadora no campo da educação infantil, visando atender o aluno como um todo, respeitando suas especificidades.
Proposta pedagógica: Nossa escola conta com um quadro de professores que atende a demanda necessária para que a criança possa expressar-se de diversas formas, tendo no seu quadro, professores de artes visuais, musicalidade, línguas, dança, capoeira, além dos professores que lidam diretamente com as crianças no dia a dia, que recebem formação continuada para melhor atendê-los nas áreas cognitiva, social, afetiva, motora, etc.
A escola esta localizada em um espaço que conta com amplo pátio, disponibilizando de uma horta comunitária que é aberta aos pais, para que ajudem a cultivar e assim estreitem os laços com a escola, conta também com uma sala de atividades múltiplas onde são desenvolvidas aulas onde a criança trabalha suas expressões corporais. A consciência corporal como nos afirma Piaget (1994, p. 97), “é algo que se desenvolve naturalmente na infância, se esta tiver permissão de conhecer seu corpo, o que implica experimentar os movimentos, utilizá-los com desenvoltura e ter a sensação de domínio deste corpo”.
A rotina da escola é pensada por todos os funcionários envolvidos no processo de aprendizagem para assim torná-la mais significativa e interessante, fazendo com que o tempo que a criança está na escola seja produtivo e ao mesmo tempo agradável, para isso são desenvolvidas todas as atividades citadas acima que foram pensadas pela equipe juntamente com os pais, mas também é reservado um espaço para o lúdico, valorizando as aprendizagens que a criança adquire no convívio com o outro e principalmente no ato de brincar.
As turmas são divididas de acordo com a fase do desenvolvimento em que se encontram, porém os professores das diferentes turmas trocam conhecimentos e procuram realizar atividades em que as crianças socializem com os outros níveis. Exemplo: Na culinária, na dança, nas artes visuais, na musicalidade.
Relação professor e aluno: Dentro da proposta da escola todos os professores envolvidos trabalham de forma que os interesses do aluno sejam valorizados, que sua voz seja ouvida e que aprendam a expressar suas vontades e desagrados, tornando-se seres críticos e com voz ativa, mediam o conhecimento fazendo perguntas e os incentivando a perguntar e não dando as respostas prontas. Buscam através de seu planejamento que seus alunos sejam seres ativos no processo ensino aprendizagem e crianças autônomas, com capacidade de ouvir mas também de se manifestar e organizar.
Avaliação: A avaliação é feita através de anotações diárias feitas pela professora da turma ao observar as reações dos alunos nas outras atividades, nas atividades dirigidas e principalmente no brincar que é onde a criança mais se expressa, ao fim do trimestre é entregue aos pais um parecer descritivo que é feito com base nas anotações posteriores.
Alunas: Suélen Martins e Tamires Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário