Escola de Ensino Fundamental Educação
Grupo: Ana Cláudia Tedesco dos Santos
Ângela Negreiros
Aline Dias
Anita Dalpias
Larissa Negreiros
Nome:
Escola
de Ensino Fundamental Educação
Mantenedora:
Município
de Osório, Estado do Rio Grande do Sul
Níveis
que atende: De 1º a 5ª ano do ensino fundamental
Proposta Geral da Escola:
Nossa
escola foi fundada no ano de 2009, no município de Osório
com a proposta de fazer uma educação diferente. O grifo Nossa Escola é proposital, porque a mesma não é de uma pessoa só, e
de toda a comunidade que atua para fazê-la melhor todos os dias: alunos,
professores, pais, direção, funcionários, comunidade, etc.
Ao buscar a tão sonhada educação para nossos alunos
queridos, para nossos filhos, não se visou um molde perfeito de uma escola, mas
uma escola para se construir e viver diariamente. Viver cidadania, autonomia,
aprendizagens, novas habilidades, relações permeadas pelo respeito e pela
curiosidade.
Rubem Alves, dizia que a escola ao invés de ensinar
a fazer perguntas, já impõem as respostas prontas, tirando do sujeito principal
à deliciosa curiosidade que faz despertar o desejo de querer saber um pouquinho
mais.
Aqui nessa escola ninguém ganha resposta pronta nem
é podado em sua vontade de aprender. Nossa
escola deseja que alunos e professores pesquisem, que busquem ampliar seus
horizontes, que troquem informações e saberes, que alcem voos para encontrar
respostas, mesmo que momentâneas.
Proposta Pedagógica:
Na Proposta Pedagógica ganham destaque a criação e organização de projetos, bem como de
oficinas e atividades conjuntas onde alunos, professores e pais participem
ativamente. A mesma visa à produção do conhecimento e aprendizado por meio de
práticas significativas que atendam as reais necessidades e interesses da
comunidade escolar.
A escola objetiva proporcionar que o aluno/aprendiz
seja independente e autônomo em seu processo de aprendizagem, e para isso
apresenta um currículo em forma de mosaico onde os alunos passam por diferentes
oficinas, etapas de aprendizagem e principalmente os projetos são elaborados a
partir do que o aluno se mostra interessado em aprender.
Para saber o que será trabalhado são realizadas
assembleias entre alunos, professores e funcionários da escola, a fim de se
descobrir o que é necessário fazer pela escola, bem como dos assuntos a serem
trabalhos no decorrer do mês.
Nas assembleias, os alunos e pais têm voz ativa,
entretanto o professor como mediador do processo de aprendizagem também tem
suas opiniões valorizadas entendo e fundamentando o que considera importante
que o aluno aprenda.
Relação Professor e Aluno:
O professor atua como um mediador do conhecimento,
tirando duvidas e auxiliando o aluno na busca independente de seu próprio
conhecimento. E ainda é um facilitador nas discussões/assembleias para levar os
alunos a discutir sobre o que é melhor para a escola e para os conhecimentos
que querem adquirir no decorrer do mês até a próxima assembleia.
Avaliação:
A avaliação é continua e permanente avaliando o
crescimento e avanço do aluno no seu processo de aprendizagem, considerando o
mesmo em todos os aspectos: cognitivos, afetivo, social, motos, etc.
São utilizados como instrumentos avaliativos
portfólio dos professores, dos alunos e dos pais, bem como as atividades e
construções realizadas pelos alunos.
Embasamento Teórico:
Nossa escola embasa sua
prática em teóricos como Fernando Hernandez, pois acreditamos que a construção
do conhecimento se dá a partir do interesse e envolvimento do aluno no que está
sendo ensinado. Conforme Hernandes, o conhecimento requer que se dê sentido ao
mundo, e que não se configura como uma linha reta, mas é feito de histórias e
versões sobre os fenômenos que permitem aos aprendizes a descoberta de algum
enigma que dê sentido à sua relação com o mundo e com eles próprios. O que por
sua vez, permite aos alunos experimentarem o exercício do pensamento e
apaixonar-se pelo prazer de aprender com o trabalho coletivo, pois professores
e alunos investigam juntos e alcançam uma aprendizagem profunda, não apenas uma
concepção bancária de conhecimento, acumulativo e memorizado superficialmente.
Também está presente,
Paulo Freire e seus ideais de conhecimento promovido pela afetividade, pela
consciência de cidadania e humanização da escola que promove o sujeito como
partícipe da sociedade de forma plena, sabedor de seus direitos e deveres.
Além de Hernandez e
Freire, também se destaca Freinet, teórico que propõe praticas pedagógicas pensando
na qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos. As aulas-passeio, o
intercâmbio estudantil através das trocas de correspondências entre alunos de
diferentes turmas e diferentes escolas, a existência do Jornal Estudantil que
inclui a imprensa na escola, os cantos pedagógicos temáticos que auxiliam a
compreensão e na construção de conhecimentos, são práticas de ensino que
adotamos.
Na Educação...
As atividades partem das vivências e das realidades dos alunos
Os alunos tem contato com a arte e com suas diferentes manifestações
As tecnologias fazem parte da prática educativas, permitindo aos alunos explorarem e aprenderem com os recursos disponíveis
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