terça-feira, 7 de maio de 2013

Escola de Ensino Fundamental Educação 

Grupo: Ana Cláudia Tedesco dos Santos
Ângela Negreiros
Aline Dias
Anita Dalpias
Larissa Negreiros
Nome: Escola de Ensino Fundamental Educação 
Mantenedora: Município de Osório, Estado do Rio Grande do Sul
Níveis que atende: De 1º a 5ª ano do ensino fundamental

Proposta Geral da Escola:
Nossa escola foi fundada no ano de 2009, no município de Osório com a proposta de fazer uma educação diferente. O grifo Nossa Escola é proposital, porque a mesma não é de uma pessoa só, e de toda a comunidade que atua para fazê-la melhor todos os dias: alunos, professores, pais, direção, funcionários, comunidade, etc.
Ao buscar a tão sonhada educação para nossos alunos queridos, para nossos filhos, não se visou um molde perfeito de uma escola, mas uma escola para se construir e viver diariamente. Viver cidadania, autonomia, aprendizagens, novas habilidades, relações permeadas pelo respeito e pela curiosidade.
Rubem Alves, dizia que a escola ao invés de ensinar a fazer perguntas, já impõem as respostas prontas, tirando do sujeito principal à deliciosa curiosidade que faz despertar o desejo de querer saber um pouquinho mais.
Aqui nessa escola ninguém ganha resposta pronta nem é podado em sua vontade de aprender. Nossa escola deseja que alunos e professores pesquisem, que busquem ampliar seus horizontes, que troquem informações e saberes, que alcem voos para encontrar respostas, mesmo que momentâneas.

Proposta Pedagógica:
Na Proposta Pedagógica  ganham destaque a criação e organização de projetos, bem como de oficinas e atividades conjuntas onde alunos, professores e pais participem ativamente. A mesma visa à produção do conhecimento e aprendizado por meio de práticas significativas que atendam as reais necessidades e interesses da comunidade escolar.
A escola objetiva proporcionar que o aluno/aprendiz seja independente e autônomo em seu processo de aprendizagem, e para isso apresenta um currículo em forma de mosaico onde os alunos passam por diferentes oficinas, etapas de aprendizagem e principalmente os projetos são elaborados a partir do que o aluno se mostra interessado em aprender.
Para saber o que será trabalhado são realizadas assembleias entre alunos, professores e funcionários da escola, a fim de se descobrir o que é necessário fazer pela escola, bem como dos assuntos a serem trabalhos no decorrer do mês.
Nas assembleias, os alunos e pais têm voz ativa, entretanto o professor como mediador do processo de aprendizagem também tem suas opiniões valorizadas entendo e fundamentando o que considera importante que o aluno aprenda.

Relação Professor e Aluno:
O professor atua como um mediador do conhecimento, tirando duvidas e auxiliando o aluno na busca independente de seu próprio conhecimento. E ainda é um facilitador nas discussões/assembleias para levar os alunos a discutir sobre o que é melhor para a escola e para os conhecimentos que querem adquirir no decorrer do mês até a próxima assembleia.

Avaliação:
A avaliação é continua e permanente avaliando o crescimento e avanço do aluno no seu processo de aprendizagem, considerando o mesmo em todos os aspectos: cognitivos, afetivo, social, motos, etc.
São utilizados como instrumentos avaliativos portfólio dos professores, dos alunos e dos pais, bem como as atividades e construções realizadas pelos alunos.

Embasamento Teórico:
Nossa escola embasa sua prática em teóricos como Fernando Hernandez, pois acreditamos que a construção do conhecimento se dá a partir do interesse e envolvimento do aluno no que está sendo ensinado. Conforme Hernandes, o conhecimento requer que se dê sentido ao mundo, e que não se configura como uma linha reta, mas é feito de histórias e versões sobre os fenômenos que permitem aos aprendizes a descoberta de algum enigma que dê sentido à sua relação com o mundo e com eles próprios. O que por sua vez, permite aos alunos experimentarem o exercício do pensamento e apaixonar-se pelo prazer de aprender com o trabalho coletivo, pois professores e alunos investigam juntos e alcançam uma aprendizagem profunda, não apenas uma concepção bancária de conhecimento, acumulativo e memorizado superficialmente.
Também está presente, Paulo Freire e seus ideais de conhecimento promovido pela afetividade, pela consciência de cidadania e humanização da escola que promove o sujeito como partícipe da sociedade de forma plena, sabedor de seus direitos e deveres.
Além de Hernandez e Freire, também se destaca Freinet, teórico que propõe praticas pedagógicas pensando na qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos. As aulas-passeio, o intercâmbio estudantil através das trocas de correspondências entre alunos de diferentes turmas e diferentes escolas, a existência do Jornal Estudantil que inclui a imprensa na escola, os cantos pedagógicos temáticos que auxiliam a compreensão e na construção de conhecimentos, são práticas de ensino que adotamos.
                              Na Educação...

 As atividades partem das vivências e das realidades dos alunos
Os alunos tem contato com a arte e com suas diferentes manifestações
As tecnologias fazem parte da prática educativas, permitindo aos alunos explorarem e aprenderem com os recursos disponíveis



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